Florianópolis, 29.08.25 - Em reunião conjunta da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Comitê de Logística Reversa da FIESC, realizada na sexta-feira, dia 29, o coordenador estadual do programa do IMA “Penso, Logo Destino”, Cícero Brasil, fez um balanço da iniciativa pioneira no país.
Segundo ele, a articulação, encabeçada pelo IMA, dos municípios, da Secretaria Estadual da Saúde, das associações de municípios e do Ministério Público de Santa Catarina, além de diversos outros parceiros, tem garantido os bons resultados do programa. “Temos uma rede forte e informada de mobilização para a destinação adequada dos resíduos sólidos em Santa Catarina, o que se reflete nos resultados que temos alcançado nas campanhas”, explicou.
Um dos destaques do programa é a coleta de pneus e de eletroeletrônicos nos municípios. No primeiro semestre de 2025, 83 mil pneus inservíveis foram coletados. O número recorde é resultado da adesão de 115 municípios, de todo o Estado, às ações do programa e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Durante o encontro, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) explicou o funcionamento do órgão e destacou os desafios para o setor em Santa Catarina. Entre eles, a ampliação da fiscalização dos serviços e dos contratos entre as concessionárias e os municípios. O coordenador de fiscalização da ARIS, Willian Jucelio Goetten, explicou que a entidade vai priorizar a fiscalização em municípios com maior número de habitantes.
A diretora da Ambipar pós-consumo Maíra Pereira detalhou a iniciativa da empresa em parceria com municípios para a destinação adequada de resíduos sólidos e a possibilidade de replicar o modelo já implantado em outros estados em SC.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.