FINEP apresenta oportunidades de captação de recursos para CONDEFESA

Reunião trouxe informações sobre as chamadas públicas de subvenção econômica no valor de R$2,2 bilhões lançadas pela financiadora. Soberania e Defesa Nacional é um dos focos do programa, com R$ 280 milhões disponíveis

Florianópolis, 16.02.2024 - Desenvolver projetos de inovação nem sempre é tarefa fácil para as indústrias. O nível de risco associado a projetos altamente inovadores, dependentes de investimentos substanciais em pesquisa que podem ou não se converter em soluções economicamente viáveis, muitas vezes afasta o empreendedor. É por isso que fontes de recursos não reembolsáveis se tornam estratégicas para contribuir no desenvolvimento de novas tecnologias em alguns setores. É o caso das empresas estratégicas de defesa.

Neste cenário, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apresentou no último dia 15, uma visão geral sobre as chamadas públicas lançadas recentemente pela entidade para os membros do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa - CONDEFESA. O programa Mais Inovação Brasil, que contempla editais para selecionar projetos inovadores em diversas áreas, vai disponibilizar cerca de R$2,2 bilhões em subvenção econômica não reembolsável, dos quais R$280 milhões só para o eixo Soberania e Defesa Nacional.

A reunião reuniu empresas, representantes das Forças Armadas e órgãos governamentais membros do CONDEFESA, além do analista da Finep José Henrique Pereira, que fez a apresentação. Ele destacou que, diante da diversidade de produtos e áreas de atuação das empresas que fazem parte do CONDEFESA em SC, outros eixos do programa podem ser atrativos. Entre as áreas estão: Aviação Sustentável, Energias Renováveis, Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Sustentáveis, Saúde e Tecnologias Digitais.