Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC mobiliza mais de 1,7 mil voluntários pela educação

Projeto do Movimento Santa Catarina pela Educação tem apoio da indústria, comércio, agricultura e transporte

Florianópolis, 21.6.2016 – Mais de 1,7 mil catarinenses se inscreveram no programa Eu Voluntário: deixando o meu legado, do Movimento Santa Catarina Pela Educação, iniciativa da FIESC e das Federações do Comércio (Fecomércio-SC), Agricultura (FAESC) e Transporte (Fetransesc). Ao lançar o projeto em 2015, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, desafiou lideranças regionais a engajar pelo menos 100 voluntários em cada vice-presidência da Federação. 

“Esse programa foi criado a partir das nossas reuniões com as Câmaras Regionais onde desafiamos que cada um dos 20 integrantes mobilizasse mais cinco pessoas. Hoje, estamos com 1.748 voluntários”, comenta Côrte. “Pedimos o apoio das comunidades ao nosso Movimento e fomos surpreendidos pela adesão de voluntários de todo o Estado. Temos muitos jovens interessados em doar uma parte do seu tempo pela educação em Santa Catarina”, completa. 

O assessor do Movimento, Antônio José Carradore, salienta que 140 escolas já estão cadastradas no programa para receber estes voluntários. “Existe uma plataforma por trás desse projeto que conecta a competência do voluntário com a necessidade do demandante, tudo isso conduzido por um gestor local”, explica. Em Campos Novos, 700 integrantes do grupo Leo Clube, ligado ao Lions Clube, tornaram-se voluntários do programa. Eles assinaram no dia 12 de junho termo de cooperação para realizar ações voltadas, por exemplo, à promoção da leitura e à formação empreendedora dos jovens estudantes.

Voluntariado - O reforço escolar é uma das atividades voluntárias mais procuradas pelas unidades de ensino. Uma das disciplinas que mais demanda auxílio é a de matemática. A estudante Aline Ferreira de Freitas, de 17 anos, oferece aulas de reforço na disciplina para estudantes de Brusque. “Mesmo que a gente saiba que há uma carência na educação, é difícil fazer alguma coisa sozinha. Eu vi o programa como uma oportunidade de ajudar mais”, comenta a jovem.

De acordo com o Ministério da Educação, pelo menos 21% dos alunos matriculados na rede pública brasileira receberam apoio escolar em matemática no ano de 2014. No mesmo período, o acompanhamento pedagógico em letramento e alfabetização chegou a 24% no Brasil. Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a 58º posição no ranking de desempenho dessa disciplina. Ainda assim, o País avançou mais de 17% se comparado ao resultado obtido em 2001. 

A Secretaria de Estado da Educação também disponibiliza o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) voltado ao apoio escolar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática desde 2014. Atualmente, 3,4 mil alunos são beneficiados pelo PENOA em 221 turmas. 

Movimento Santa Catarina pela Educação - O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além de entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.