FIESC aumenta atendimento em educação e tecnologia e inovação

“Foi um ano de importantes conquistas”, afirmou presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar; as entidades da FIESC superaram 260 mil matrículas em educação básica e profissional e mobilizaram mais de R$ 346 mi em projetos de inovação

Florianópolis, 26.01.2024 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou, durante sua reunião de diretoria e conselhos, nesta sexta-feira (26), seu Relatório de Gestão 2023. O documento, com publicação exclusivamente digital (leia aqui), apresenta as principais realizações da FIESC, e suas entidades – Centro das Indústrias (CIESC), Serviço Social da Indústria (SESI/SC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC). Entre os principais destaques estão os crescimentos de 75% no número de matrículas da educação básica e profissional e de 93% no número de empresas atendidas em serviços de inovação e tecnologia.

“Foi um ano de importantes conquistas”, analisa o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. “Tivemos aumentos expressivos nas matrículas da educação básica e profissional e do número de empresas que utilizaram os serviços de inovação e tecnologia, bem como do volume de recursos mobilizados em projetos de inovação”, destaca Aguiar. O industrial acrescenta que também se elevaram os números de empresas usuárias e pessoas impactadas pelos serviços de saúde e segurança no trabalho, além do volume de investimentos das entidades da FIESC.

Outra frente de ação é a defesa da indústria e de um ambiente favorável aos negócios. Neste campo, persistiram as articulações para a elevação de investimentos na infraestrutura de transporte e logística, um dos principais entraves ao desenvolvimento industrial catarinense. “Historicamente recebemos investimentos federais muito inferiores ao que necessitamos”, ressalta Aguiar. O empresário destaca o avanço registrado com a reforma tributária, especialmente quanto à simplificação do sistema, mas lamenta que algumas medidas, como a reoneração da folha de pagamento, são prejudiciais às condições para o empreendedor brasileiro e causam insegurança jurídica.

Algumas das principais realizações das entidades da FIESC em 2023

• 260,2 mil matrículas na educação básica e profissional – crescimento de 75,56% em relação a 2022
  • R$ 346 milhões mobilizados em projetos de inovação – aumento de 36,76%
  • 4,57 mil empresas atendidas em serviços de tecnologia e inovação - aumento de 93,15%