FIESC apresenta propostas de infraestrutura para a Foz do Itajaí

A convite do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano da região, a FIESC apresentou recorte regional de sua agenda estadual; também foi apresentado a campanha SC não pode parar, da FIESC em parceria com o grupo ND

Florianópolis, 26.8.2021 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou, nesta quinta (26), ao Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano da Foz do Rio Itajaí um recorte regional das propostas de infraestrutura que a entidade defende. Em reunião virtual, o presidente, Mario Cezar de Aguiar, e o secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano, mostraram que a FIESC defende a execução de obras como a ampliação da capacidade da BR 101, que, na região, implica em investimentos estimados em R$ 1,7 bilhão. Também foi apresentada a campanha “SC Não Pode Parar”, que busca sensibilizar os catarinenses e as autoridades para a precária situação das rodovias federais que cortam o estado – como as BRs 101, 282, 470, 280 e 163.

Outras propostas da agenda da FIESC na Foz do Itajaí são o acesso ao aeroporto de Navegantes, a ligação Itajaí-Navegantes, a retomada dos projetos ferroviários catarinenses e o trevo da SC 486 com a BR 101. Com reflexos indiretos, constam a defesa da celeridade nas obras com garantia dos recursos necessários para ampliação de capacidade das rodovias federais e as campanhas de educação de trânsito nas escolas e empresas.

“A sociedade catarinense tem que pressionar pela execução das propostas mais rapidamente possível sob pena de comprometermos o desenvolvimento do estado, pois, como ocorre com o restante do país, Santa Catarina passa por um processo de litoralização”, disse Aguiar, para uma plateia virtual composta, entre outros, pelo prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza. Segundo Mario Aguiar, o acentuado crescimento populacional e econômico do litoral comprometerá cada vez mais a infraestrutura da região da Foz do Itajaí e de outras regiões litorâneas. “Por isso, é preciso discutir, por exemplo, soluções para o contorno de Itajaí, se será de Porto Belo a Penha ou de Porto Belo a Barra Velha ou ainda se será construída uma rodovia paralela. Os projetos que apresentamos aqui minimizam momentaneamente os problemas, mas não são solução para o longo prazo”, enfatizou. Durante a reunião, a FIESC foi convidada a realizar a mesma apresentação à Câmara de Vereadores de Itajaí.

A campanha “SC Não Pode Parar” tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Portonave, Porto de Itapoá, Multilog, Aurora Alimentos e Pamplona Alimentos e está aberta à participação de outras empresas e organizações catarinenses para amplificar a repercussão da iniciativa.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR