Festival de Dança de Joinville, onde o aço e a dança se conectam

Unidade Vega da ArcelorMittal é a apresentadora oficial do maior Festival de Dança do Mundo e celebra seus 20 anos de operações junto à 40ª edição do evento

Joinville, 18.7.2023 - Até o dia 29 de julho, em Joinville e palcos da região, o aço e a dança se conectam. A unidade Vega da ArcelorMittal, que neste ano completa 20 anos de suas operações em Santa Catarina, é a apresentadora oficial do Festival de Dança de Joinville, em uma edição histórica que celebra os 40 anos do maior Festival de Dança do Mundo. O patrocínio do Festival de Dança é viabilizado via Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Para marcar sua participação nesta edição histórica, a unidade Vega da ArcelorMittal produziu uma homenagem aos participantes das 40 edições do evento. Uma silhueta de bailarina feita em aço, representando o esforço e a dedicação de todos os personagens que já estiveram no Festival, foi instalada permanentemente na entrada do Centreventos Cau Hansen, palco principal do evento. A peça é feita em Galvalume®, aço ArcelorMittal produzido em Vega. O troféu do Melhor Grupo desta edição também será especial: a peça feita em aço ArcelorMittal se conecta à homenagem instalada na entrada do Centreventos, apresentando a bailarina que completa a silhueta da obra. O troféu será entregue durante a Noite dos Campeões.

“Como o aço, a dança também está na nossa vida. Nestes 20 anos, a ArcelorMittal Vega sempre buscou investir em ações que transformassem as pessoas, e é isso que o Festival promove, ano a ano. Quando investimos em eventos culturais como esse, podemos fazer parte desse legado, e levar o nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta ainda mais longe”, avalia Sandro Sambaqui, Gerente Geral da unidade Vega da ArcelorMittal.

A dança é uma das formas de arte mais democráticas e inclusivas. Para mostrar como esta arte é unificadora, o Festival promove, no dia 22, a Dance Parade, onde grupos de dança de diferentes gêneros e entusiastas da dança participam de um grande desfile na frente do Centreventos Cau Hansen. A unidade Vega terá um grupo especial de empregados participando desta grande parada onde a única regra é dançar e ser feliz.

Vega patrocina programação especial do Festival em São Francisco do Sul

Em São Francisco do Sul, cidade onde a unidade mantém as suas operações, haverá uma programação especial do Festival totalmente patrocinada por Vega. Serão quatro dias com muitas atividades gratuitas, entre 20 e 23 de julho. Na programação, o Terminal Turístico vai receber um dos Palcos Abertos do Festival. É uma boa oportunidade para assistir a apresentações selecionadas de vários gêneros de dança, realizadas por grupos de diversos estados brasileiros. O Centro Histórico de São Francisco do Sul também vai contar com a presença de bailarinos com diversas ações. Uma delas será a apresentação de tango ao som de violino no píer.

Os francisquenses também terão a oportunidade de assistir a algumas noites da Mostra Competitiva do Festival ao vivo, em telão instalado no Mercado Municipal. As apresentações serão transmitidas diretamente do palco do Centreventos Cau Hansen, com direito a intervenções artísticas no início e no intervalo da transmissão. Outra grande atração será apresentada no dia 22: a Noite de Gala São Chico, quando o Lapidari Núcleo de Artes, um dos grupos mais premiados da história do Festival, apresenta um espetáculo de balé clássico no Cine Teatro X de Novembro. Os ingressos para assistir a esta atração serão distribuídos no dia da apresentação, por ordem de chegada.

Sobre o Festival de Dança

De 17 a 29 de julho, Joinville sedia o maior Festival de Dança do Mundo, segundo o Guiness Book. Na sua edição histórica, o 40º Festival de Dança de Joinville tem 703 grupos confirmados de companhias vindas de 25 das 27 unidades federativas brasileiras. O evento também aguarda dançarinos para além das fronteiras nos palcos catarinenses, vindos de dois países, França e Paraguai. O Festival abriu oficialmente com um ícone internacional da dança contemporânea, Bill T. Jones e sua companhia, apresentando o espetáculo “What Problem?”, no dia 17, no Centreventos Cau Hansen, em única apresentação no Brasil.

Além da programação oficial de Noites Competitivas e Noites especiais no Centreventos Cau Hansen, o Festival oferece uma ampla programação em Joinville e região, com muitas ações gratuitas e inclusivas. Para consultar toda a programação do evento, acesse festivaldedancadejoinville.com.br.

Fonte: ArcelorMittal Vega