Feirão da Aprendizagem reúne 1,2 mil jovens da Grande Florianópolis

SENAI atende 14,5 mil jovens aprendizes com formações industriais em todo o estado; eles têm carteira de trabalho assinada, salário mensal e 13º salário, férias, vale-transporte e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Florianópolis, 1°.09.2023 - Yasmim Cardoso, de 15 anos, e Evellyn Vitória, de 16, vieram juntas ao primeiro Feirão de Aprendizagem de Santa Catarina em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ambas estão concluindo a educação básica e querem ter a própria renda. O evento, que tem parceria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e ocorre no Centro Multiuso de São José nesta sexta-feira, dia 1°. Mais de 1,2 mil jovens se inscreveram para participar.

Para Arthur Batista, de 16 anos, mais do que renda, o jovem busca uma oportunidade de iniciar sua trajetória profissional na área da tecnologia. “Estou cursando desenvolvimento de sistemas no SENAI Florianópolis e procuro uma chance de entrar numa empresa de TI. Eu gosto de programação e, como Floripa tem muita oportunidade nesta área, é nisso que quero apostar”, conta. Os estudantes visitaram o estande do SENAI para cadidatar-se às vagas na indústria.

O objetivo do feirão é reunir em um único espaço empresas interessadas em contratar aprendizes, jovens ávidos por ingressar no mercado de trabalho e instituições de formação profissional. Em Santa Catarina, são 14,5 mil jovens participando de programas de aprendizagem industrial do SENAI, sendo que pouco mais de 60% estão frequentando o ensino médio na rede pública do estado. “Temos buscado ser assertivos nas escutas e ofertas dos cursos para que de fato a aprendizagem seja uma poderosa ferramenta para qualificar os futuros profissionais das empresas e oportunizar uma verdadeira transformação na vida dos jovens”, afirma o diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.

🔹 Você sabe o que é a aprendizagem industrial?

O desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, coordenador estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça, disse que “o objetivo deste evento e servir de ponte, de link, entre as empresas que precisam abrir as portas da aprendizagem e os jovens que precisam se inserir e se qualificar para o trabalho”.

Orvino Coelho de Ávila, prefeito de São José, cidade anfitriã do evento, afirmou que o evento terá um alcance maior do que o imaginado. “São iniciativas como essa que fazem com que a gente tenha a esperança de um município melhor, um estado melhor e um país melhor. Importante é criar condições para as oportunidades”, frisou.

Nelson Mateus, que foi integrante do Programa Novos Caminhos, foi homenageado no evento. Sua trajetória profissional teve início por meio da aprendizagem industrial, cursada no SENAI. Hoje, ele está concluindo a graduação em engenharia elétrica e é professor de matemática e física na EEB de Muquem, no Rio Vermelho.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC