Fábrica da Portobello nos EUA representa competência da indústria de SC, diz FIESC

Companhia catarinense do setor cerâmico inaugurou unidade nos Estados Unidos, neste sábado, dia 14. Aporte foi de US$ 186,7 milhões. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, participou da solenidade, no estado do Tennessee, e destacou que o investimento é inspiração para que mais indústrias catarinenses sigam esses passos

Florianópolis, 14.10.2023 - O Portobello Grupo inaugurou oficialmente neste sábado, dia 14, a sua fábrica nos Estados Unidos. Localizada no estado do Tennessee, a unidade produtiva da Portobello America tem 90 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial de produção de 3,6 milhões de metros quadrados de porcelanato por ano. “O investimento da Portobello nos Estados Unidos confirma a qualidade e a competência da indústria catarinense e amplia a atuação internacional da empresa”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que participou da solenidade. “É impressionante e ousado o que estamos vendo aqui e motivo de inspiração para que outras empresas catarinenses sigam esses passos e conquistem mercados grandes, como o norte- americano", completou.

O mercado dos Estados Unidos é extremamente exigente, competitivo e valoriza produtos locais de valor agregado. “Então, a instalação da fábrica no país permite entender e atender melhor o consumidor americano”, diz Aguiar, ressaltando que a localização da unidade no Tennessee é estratégica do ponto de vista logístico, ao lado de uma rodovia duplicada. “A Portobello representa a essência da indústria catarinense: nasceu no estado, cresceu com estratégias de mercado inovadoras, competência e muito trabalho; e agora dá um passo ousado que consolida seu processo de internacionalização. É motivo de orgulho para Santa Catarina”, finaliza.

Em atividade desde 21 de julho, a fábrica, que tem 990 metros de comprimento, recebeu investimentos de US$ 186,7 milhões (R$ 910 milhões) e teve uma das três linhas de produção ativada, com a criação de 200 empregos diretos. A previsão é que a unidade  opere com capacidade total em 2024, gerando faturamento estimado em R$ 750 milhões por ano.

“O mercado de cerâmica nos Estados Unidos é um dos maiores e mais atrativos do mundo e é fundamental para nossa estratégia de expansão internacional. Esse é um momento marcante para a história do Grupo que, desde 1991, tem atuação, ainda somente com distribuição, no território norte-americano. Com a Portobello America,  passamos a contar com três unidades produtivas: duas no Brasil e uma no exterior”,  ressalta Cesar Gomes Junior, Chairman do Portobello Grupo.