Fábrica da Nidec em Joinville atinge a neutralidade em carbono

Unidade é a primeira do grupo no mundo a alcançar a meta, seis anos antes do prazo definido pela corporação

Florianópolis, 18.10.24 - A fábrica de compressores da Nidec em Joinville acaba de conquistar a neutralidade de carbono em suas operações. A unidade, oriunda da Embraco, é a primeira do grupo japonês a conquistar tal certificado no mundo, se antecipando em seis anos à meta corporativa.

A fábrica produz mais de 13 milhões de compressores por ano, que além de atenderem ao mercado nacional, são exportados para aproximadamente 90 países. Emprega cerca de 3.500 colaboradores e conta com inúmeros equipamentos e processos de produção que consomem recursos energéticos.

Para atingir a neutralidade, um plano de ação atuou em três frentes: redução no consumo geral de energia, certificação de uso de energia de fontes sustentáveis e aquisição de créditos de carbono para compensar as emissões inevitáveis. O total investido chega a R$ 10 milhões.

Para a primeira meta, foram modernizados diversos processos e equipamentos produtivos na unidade. A modernização das caldeiras, por exemplo, levou a uma redução de 14% no volume total de energia consumido.

Na segunda frente, a companhia adquiriu certificados internacionais de energia renovável, conhecidos como I-RECs (International Renewable Energy Certificates), que permitem comprovar a origem renovável da energia elétrica consumida e, com isso, zerar as suas emissões atreladas ao uso de eletricidade em suas operações.

Como último recurso para neutralizar o restante das emissões, a empresa fez a compensação por meio da compra voluntária de créditos de carbono de um projeto registrado pelo Clean Development Mechanism (CDM) da ONU.

Guilherme Almeida, presidente da Nidec Global Appliance, ressalta que, além do benefício ambiental, as ações geraram uma economia de mais de R$ 4 milhões em gastos com gás natural e energia elétrica.

Outras três metas estabelecidas para a unidade até 2030 são reduzir a pegada de carbono de seus clientes em uma gigatonelada, garantir que seus fornecedores-chave completem uma autoavaliação relacionada a práticas ambientais, sociais e de governança e atingir 25% de mulheres em cargos executivos.

Sobre a Nidec Global Appliance

Com 9.700 colaboradores distribuídos em nove países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções Embraco para refrigeração e motores Nidec para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça. A Nidec Global Appliance é uma plataforma da Nidec Appliances, Commercial and Industrial Motors (ACIM), uma unidade de negócios da Nidec Corporation. Com mais de 18 mil colaboradores e mais de 37 fábricas distribuídas em 25 países, a ACIM é a maior divisão em termos de vendas do Grupo Nidec.

Com informações da Nidec

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news