Evento na FIESC desenvolve plano de negócio para escola de jovens de periferia

Centro de Inovação Social, idealizado pelo Instituto Pe. Vilson Groh, deverá ser construído no Monte Serrat, em Florianópolis, no segundo semestre deste ano

Florianópolis, 14.06.2024 – Um evento realizado nesta sexta-feira (14) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) reuniu empresários, estudantes, professores e profissionais de tecnologia dispostos a desenvolver um plano de negócios ao Centro de Inovação Social (CIS) de Florianópolis.

O CIS é um modelo de escola tecnológica para educação profissional de jovens de periferia. A primeira unidade está em fase de projeto e captação de recursos para ser construída no Monte Serrat, na área central da capital, a partir do segundo semestre deste ano.

O projeto prevê biblioteca, auditórios, salas, laboratórios, ambiente de trabalho compartilhado, praça e espaço gourmet. A obra será feita em módulos ou blocos para a construção ser rápida e ter baixo custo.

O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), idealizador do CIS, estima que a unidade modelo poderá impulsionar a vida de 40 mil pessoas entre estudantes, familiares deles, prestadores de serviço e moradores da comunidade.

A FIESC apoia o IVG nos projetos CIS, e dentro de suas ações de responsabilidade social tem convidado empresários a destinar recursos à obra e a pensar fontes de receita, modelos de negócio e estrutura de custos.

CIDADES

Embora a unidade de Florianópolis não tenha sido iniciada, o modelo CIS já está sendo aventado por outras cidades do estado, com Tubarão, Jaraguá do Sul e Chapecó. Onde for implantado, deverá focar em jovens de periferia e direcionar os cursos à vocação econômica do município.

Em Florianópolis, onde terá capacidade para atender 300 jovens por ano, o CIS pretende oferecer cursos na área da tecnologia por causa do crescimento deste setor e da necessidade de mão de obra.

O IVG é referência no atendimento a crianças, adolescentes e jovens de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. Desde 2011, quando foi criado, já formou mais de mil alunos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC