Florianópolis, 14.06.2024 – Um evento realizado nesta sexta-feira (14) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) reuniu empresários, estudantes, professores e profissionais de tecnologia dispostos a desenvolver um plano de negócios ao Centro de Inovação Social (CIS) de Florianópolis.
O CIS é um modelo de escola tecnológica para educação profissional de jovens de periferia. A primeira unidade está em fase de projeto e captação de recursos para ser construída no Monte Serrat, na área central da capital, a partir do segundo semestre deste ano.
O projeto prevê biblioteca, auditórios, salas, laboratórios, ambiente de trabalho compartilhado, praça e espaço gourmet. A obra será feita em módulos ou blocos para a construção ser rápida e ter baixo custo.
O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), idealizador do CIS, estima que a unidade modelo poderá impulsionar a vida de 40 mil pessoas entre estudantes, familiares deles, prestadores de serviço e moradores da comunidade.
A FIESC apoia o IVG nos projetos CIS, e dentro de suas ações de responsabilidade social tem convidado empresários a destinar recursos à obra e a pensar fontes de receita, modelos de negócio e estrutura de custos.
CIDADES
Embora a unidade de Florianópolis não tenha sido iniciada, o modelo CIS já está sendo aventado por outras cidades do estado, com Tubarão, Jaraguá do Sul e Chapecó. Onde for implantado, deverá focar em jovens de periferia e direcionar os cursos à vocação econômica do município.
Em Florianópolis, onde terá capacidade para atender 300 jovens por ano, o CIS pretende oferecer cursos na área da tecnologia por causa do crescimento deste setor e da necessidade de mão de obra.
O IVG é referência no atendimento a crianças, adolescentes e jovens de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. Desde 2011, quando foi criado, já formou mais de mil alunos.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Assessoria de Imprensa
Centro de Inovação Social, idealizado pelo Instituto Pe. Vilson Groh, deverá ser construído no Monte Serrat, em Florianópolis, no segundo semestre deste ano