Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes do Olympic College (EUA) encerram intercâmbio em Santa Catarina

Última parada foi no UniSENAI campus Chapecó, parceiro da universidade americana no desenvolvimento de um tratamento para pacientes com lesão na coluna espinhal

Florianópolis, 15.09.2023 - Estudantes do Olympic College, universidade dos Estados Unidos que participa de projeto acadêmico em parceria com o UniSENAI, campus Chapecó, e a Unoesc, de Joaçaba, encerraram nesta sexta-feira, dia 15, o intercâmbio no Brasil. A última parada do grupo foi em Chapecó. 

“Eles conheceram nossa estrutura, especialmente os diferenciais do nosso cluster, a atuação do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas e visitaram a Mercoagro, uma das maiores feiras do setor de alimentos”, detalhou Josiane Betat da Silva, gerente do campus. 

Contemplado em 2022 no edital do governo americano, o projeto é conduzido por acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica e análise e desenvolvimento de sistemas, do UniSENAI campus Chapecó; de fisioterapia e engenharia da computação, da Unoesc; e de engenharia elétrica e engenharia mecânica, do Olympic College, dos EUA. 

O tratamento que vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos no projeto inclui procedimentos fisioterapêuticos, usando condução mioelétrica para auxiliar no processo de recuperação de lesões com aplicação de técnicas de machine learning, inteligências artificial e industrial, IoT e digital twins, tecnologia que espelha o mundo real. O projeto, um dos seis contemplados no edital, deve ser concluído em novembro deste ano.

“Serão aplicadas diversas tecnologias como machine learning, inteligência artificial, para criar um sistema de recomendação de tratamento para pessoas com lesão na coluna espinhal. O projeto envolve desde a modelagem, sistemas de recomendação e coleta de sinais mioelétricos, que podem ser medidos por eletrodos sobre os músculos. A iniciativa envolve profissionais da área médica, de fisioterapia e ainda um comitê de ética”, explica Valério Piana, gestor do projeto no UniSENAI. 

A coleta de informações em pacientes saudáveis para reproduzir os mesmos movimentos em paraplégicos ou tetraplégicos foi o início do projeto catarinense. Os acadêmicos do UniSENAI campus Chapecó e da Unoesc, que integram o projeto, embarcam para os Estados Unidos em outubro para concluir a etapa de colaboração entre as instituições. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.