Florianópolis, 27.10.2025 – De tempos em tempos, avaliar o grau de satisfação no trabalho ajuda profissionais a identificar fatores que fortalecem motivação, engajamento e produtividade.
Entre os pontos-chave para esta avaliação estão autonomia, reconhecimento, oportunidades de crescimento, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e remuneração.
ESPECIALISTA
A professora Carol Kulik, da Universidade da Austrália do Sul, afirma que “a autonomia é um dos maiores contribuintes para o bem-estar dos funcionários, dentro e fora do trabalho”.
“A autonomia permite que o trabalhador antecipe fatores em vez de apenas reagir a eles, ajustando seu comportamento de acordo.”
➡️ CARREIRA: confira outros conteúdos como este na página especial
A especialista foi ouvida pelo Washington Post, que publicou pesquisa do Instituto Gallup nos Estados Unidos mostrando o grau de satisfação dos trabalhadores com seus empregos.
Com base nos dados, especialistas criaram uma lista de cinco perguntas para que profissionais de todos os países possam medir seu grau de satisfação. Respostas positivas a três ou mais questões indicam um bom nível de satisfação:
1. Você está confortável com sua remuneração?
Avaliar o salário vai além de cobrir despesas: trata-se de verificar se sua dedicação e responsabilidades estão sendo reconhecidas de forma adequada dentro da empresa.
2. Você tem autonomia sobre sua agenda de trabalho?
Ter flexibilidade e controle sobre horários permite equilibrar produtividade e bem-estar, garantindo foco sem sobrecarga.
3. Você tem oportunidade de contribuir nas decisões do trabalho?
Sentir que suas ideias são consideradas aumenta o engajamento e fortalece o senso de pertencimento dentro da equipe.
➡️ Quer mais conteúdos como este? Siga gratuitamente a Indústria News
4. Você se sente valorizado e respeitado?
Reconhecimento no dia a dia e relações de respeito colaboram para um ambiente de trabalho saudável e motivador.
5. Você tem acesso a oportunidades de desenvolvimento e crescimento?
Participar de treinamentos e ter caminhos claros de evolução mantém a motivação e fortalece a carreira, contribuindo para desempenho consistente.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
