Brasília, 11.11.2016 – No futuro, os métodos de ensino e aprendizagem irão muito além do quadro, do giz e de alunos que apenas absorvem conhecimento. Novas tecnologias, criatividade e a maior interação para troca de ideias e soluções estão previstas para a educação na Escola SESI SENAI do Futuro, aberta para visitação até domingo (13) na Olimpíada do Conhecimento 2016, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
As atrações do espaço vão interessar a alunos de todas as faixas etárias, tanto da educação profissional quanto do ensino regular. Entre elas estão novos recursos para o aprendizado da ciência. O SESI Ciências, desenvolvido pela entidade catarinense, traz uma mesa touch com três jogos chamados “A luz é uma Onda”, Matriz Energética e “Faça Você Mesmo”. O participante escolhe o jogo desejado, uma holografia é gerada numa pequena pirâmide colocada em frente à mesa e o estudante pode jogar, trabalhando com conceitos da ciência.
Já o espaço Educação Maker apresenta duas ferramentas que ajudam o estudante a identificar seu próprio perfil, para que ele tenha mais elementos para escolher em que área quer se matricular e estudar. Os óculos com realidade virtual fazem parte de um aplicativo que conduz o visitante em uma experiência que simula diferentes situações. “Para o SESI investir no desenvolvimento de competências e habilidades de crianças e jovens nos campos das ciências e das tecnologias significa conectar a educação básica e continuada que oferece às novas demandas da sociedade e da indústria”, afirma a coordenadora de educação do SESI/SC, Maria Tereza Hermes Cobra.
E que tal praticar operações matemática de estimativa e função por meio de jogos online? Esse recurso está acessível na rede de escolas SESI do Rio de Janeiro por meio do projeto SESI Matemática, de 223 escolas da rede estadual, em 12 escolas de Santa Catarina, no Distrito Federal (unidade de Taguatinga) e em quatro estados do Nordeste. A plataforma foi desenvolvida por uma empresa de Londres, adaptada ao currículo brasileiro e traduzida por profissionais do SESI. Também pode ser vista e usada pelos visitantes da OC2016.
A estudante Ana Beatriz Fernandes, de 15 anos, conheceu o projeto SESI Matemática durante visita à OC2016 “Achei isso muito bom porque desenvolve o raciocínio lógico, fica mais fácil aprender. Seria ótimo se todo mundo pudesse ter acesso”, diz a estudante Ana Beatriz Fernandes, de 15 anos, do 1° ano do Ensino Médio do SESI de Taguatinga.
Tecnologia aliada à educação - Na Escola SESI SENAI do Futuro estão representadas sete áreas tecnológicas e como o SENAI leva a educação profissional para o mercado de uma forma inovadora e tecnológica. O espaço apresenta técnicas de aprendizado específicas da educação profissional dentro de cada área do evento e expõe simuladores da área de logística, realidade aumentada e outros projetos. O SENAI de Santa Catarina, por exemplo, apresenta tecnologias educacionais desenvolvidas em Tubarão.
“Estamos representando também as salas de aula do futuro. Não são salas com professor explicando a matéria no quadro. Nas salas de aula que são realidades no SENAI, os alunos trabalham desenvolvendo projetos, em forma de desafios”, explica uma das coordenadoras do espaço na OC2016, Juliana Gavini. Ela se refere ao Grand Prix SENAI de Inovação, uma prova com desafios reais da indústria em que os alunos deverão propor soluções para os problemas apresentados por quatro empresas (O Boticário, Bosch, Renault e Lake´s Fish). No domingo, os alunos apresentarão os protótipos de suas ideias, que serão avaliadas por uma banca.
Indústria do Futuro - Robôs que se comunicam para fazer um produto, sem a intervenção humana e com capacidade, inclusive, de tomar decisões sozinhos. Essa é a indústria inteligente que também está presente na Olimpíada do Conhecimento 2016, no espaço Escola do Futuro, com a simulação de produção em plena olimpíada.
O visitante pode ver uma máquina da chamada indústria 4.0. Ele faz um pedido no totem e seleciona as características do produto, como a cor e o formato. O sistema recebe dados da personalização e os robôs dão sequência à produção, finalizando a produção sem intervenção humana.
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.
Com informações do Portal da Indústria
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina