Escola S se destaca no Festival SESI de Robótica

Alunos de SESI e SENAI em Criciúma e Blumenau estão entre os premiados na competição, com destaque para equipe Spark F1 de Criciúma campeã da categoria F1 e com vaga garantida para o Mundial de F1 in School

Florianópolis, 28.6.2021 – O sábado (26) foi marcado pela última etapa do Festival SESI de Robótica. Estudantes catarinenses da Escola S, composto pelo SESI SENAI mais uma vez se destacaram na competição que reuniu 138 equipes, com cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas, em três modalidades - FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools.

A equipe Spark F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma foi a grande campeã da categoria F1 in Schools. A equipe Alpha, também do SESI SENAI de Criciúma, ficou com a quarta colocação geral. Com isso, as duas equipes garantiram mais uma vez a participação no mundial da F1 Schools, que em 2022, será realizada na Austrália. A Spark já é a atual campeã do torneio SESI e recentemente conquistou a 10ª colocação de carro mais veloz e a 21ª colocação geral no mundial.

Além do título e vaga para etapa mundial, a Spark F1 conquistou outros oito prêmios: carro mais veloz, mídias digitais, gestão de projetos, apresentação verbal, melhor estande, pesquisa & desenvolvimento, patrocínio e marketing, melhor engenharia de carro. Para o líder do time, Pedro Lage, a premiação reconhece o trabalho de longo prazo que vem sendo realizado há cerca de quatro anos, período no qual a equipe vem evoluindo e aprimorando o time, formado por ele e pelos colegas , Kevin Ghisi, Thalita Andrade e Beatriz Dutra.
O professor de robótica do Sesi Senai de Criciúma, Cleber Marinho, destacou ao final do evento, que a premiação confirma o total envolvimento dos alunos com o projeto. “O resultado é muito importante, isso já vem de muitos anos. A Escola S trabalha com esse foco, de dar protagonismo para o aluno. Vemos um ganho muito grande dos alunos que participam destes eventos, em vários aspectos, como oralidade, iniciar e terminar o projeto, envolvimento com o mercado de trabalho. Acreditamos que essas atividades podem mudar muito a vida de uma criança, que realmente participa desses eventos”, salienta.

A supervisora educacional da Escola S, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, destacou a importância do resultado. “Foram meses de trabalho. Sabíamos que nossas equipes estavam muito preparadas e que tínhamos condições de trazer muitos prêmios para nossa cidade. Ainda assim, a quantidade de premiações recebidas superou a nossa expectativa. Realmente é a prova do fortalecimento do STEAM na nossa escola. Além disso, nesses torneios não é só o resultado final que importa, mas as habilidades que os alunos vão desenvolvendo ao longo de toda temporada, e com certeza o desenvolvimento dessas habilidades é a nossa maior vitória”, comemora. STEAM é a sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A Escola S faturou ainda os prêmios, Desempenho Feminino, com a equipe Alpha, o terceiro lugar na categoria Projeto de Inovação no FIRST LEGO League – Challenge, com a equipe Carvoeiros Robots e o terceiro lugar em carro mais veloz do Brasil, com a equipe Fenikso.

Para as integrantes da equipe Alpha, a competição representa uma inspiração, um novo caminho e uma nova perspectiva para os jovens que participam. O grupo também montou uma escuderia e participou pela primeira vez da competição. Além do quarto lugar geral, o time venceu a categoria de participação feminina. O grupo é formado pelas alunas Vanessa Ugioni, Yasmin Felton e Victor Bittencourt. A equipe Carvoeiro Robots é integrada pelo Matheus Minotto, Maria Luisa De Luca, Luiza de Farias Amaral e Maria Laura Bongiolo Nunes.

O Vale do Itajaí também teve equipe que se destacou. A Techmaker, do SESI SENAI de Blumenau, ficou com o segundo lugar na categoria FLL (First Lego League Challenge) no atributo core values.  Os integrantes da equipe são Rebeca Tavares, Pedro Henrique da Silva e Otávio Lourenço Marques, sob o comando do técnico Bolivar. Entre as missões que eles tiveram que enfrentar estavam core values, o desempenho do robô, projeto de inovação e design do robô. Os core values são valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.

A Escola S oferece aulas de maker no contraturno escolar e são nas oficinas que saem as equipes que participam das competições.

Conquistas catarinense:
Categoria FIRST LEGO League - Challenge (FLL)
2º lugar CORE VALUES: equipe TechMaker, do SESI SENAI Santa Catarina, em Blumenau (SC)
3º lugar PROJETO DE INOVAÇÃO: Carvoeiros Robots, Escola SESI SENAI, em Criciúma (SC)

Categoria F1 in Schools

1º Lugar GERAL: Spark F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)
4º Lugar GERAL: Alpha F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)
PRÊMIO DESEMPENHO FEMININO: Alpha F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)
PRÊMIO CARRO MAIS VELOZ: Spark F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)
PRÊMIO MÍDIAS DIGITAIS: Spark F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)
PRÊMIO GESTÃO DE PROJETOS: Spark F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)
PRÊMIO APRESENTAÇÃO VERBAL: Spark F1, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)