Escola de Negócios da FIESC identifica demandas da área metalmecânica

Proposta é promover a transformação dos negócios, o que inclui a possibilidade de alianças entre empresas do segmento

Florianópolis, 23.6.2022 - A Escola de Negócios da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou nesta quinta (23) um evento de integração com o setor metalmecânico catarinense. O objetivo foi identificar demandas do setor para o planejamento de atividades focadas ao desenvolvimento do segmento. O Escuta Metalmecânica contou com a participação, presencial e virtual, de empresários e lideranças sindicais do setor.

Conforme o diretor regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, a Escola de Negócios, lançada no segundo semestre de 2021, está em fase de aceleração de sua construção. “Em setembro do ano passado conduzimos este mesmo processo com o setor têxtil e, desde então, já lançamos diversos produtos que atendem aquela demanda”, salientou. “Nossa proposta, que se diferencia no mercado, é promover transformação dos negócios, almejando a duplicação do PIB. Além dos cursos ou disciplinas, podemos promover até mesmo alianças dentro do setor”, acrescentou.

José Eduardo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, alertou para as mudanças globais na cadeia de suprimento, que tem determinado investimentos em políticas industriais (incluindo pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I) em diversos países. Conforme citou, a China está investindo 300 bilhões de dólares anuais no fortalecimento de sua indústria. Na Europa, o programa Next Generation prevê investimentos de 2 bilhões de dólares. “Além de atuar na defesa de um ambiente favorável aos negócios, a FIESC lançou o programa Reinventa-SC, que tem o foco na reinvenção da indústria – novos mercados, novos produtos, novos processos, novos modelos de negócios”, disse.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR