Em visita à FIESC, prefeito da maior cidade dos Açores conhece economia de SC

José Manuel Bolieiro também falou sobre as potencialidades econômicas de sua cidade, em Portugal, focadas basicamente no mar e no conhecimento
Florianópolis, 17.4.2018 – O presidente da Câmara (cargo correspondente ao de prefeito) da cidade açoriana de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, visitou a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta terça-feira, dia 17. Recepcionado pelo presidente Glauco José Côrte, Bolieiro conheceu o perfil da indústria e da economia de Santa Catarina. Ele esteve acompanhado pelo chefe de gabinete José Maria Medeiros Andrade, pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino, e pela integrante da Academia Catarinense de Letras Lélia Pereira Nunes. A comitiva de Portugal está em Florianópolis para a abertura do Congresso Internacional dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, nesta quinta (19). Localizada na ilha de São Miguel, Ponta Delgada é a maior cidade do arquipélago português dos Açores.

“A nossa indústria é considerada a mais diversificada do País, nosso índice de concentração industrial é de 48% enquanto a média brasileira é de 50%”, explicou o presidente da FIESC. Outra característica ressaltada por Côrte é a desconcentração geográfica. “Temos indústrias distribuídas por todo o Estado e com vocações bastante específicas”, destacou. Segundo ele, com 51 mil estabelecimentos, Santa Catarina tem o quarto maior número de estabelecimentos do setor no País. O parque fabril do Estado responde por um terço dos empregos e 30% do Produto Interno Bruto. “A característica dos investimentos da indústria catarinense é mais em inovação, tecnologia e recursos humanos”, disse.

Côrte destacou também o desempenho da atividade econômica catarinense, que, em 2017, registrou crescimento quatro vezes superior à média nacional.  “Somos o segundo Estado mais competitivo do Brasil. Há seis anos estávamos no sétimo lugar e fomos ganhando posições”, destacou. “No ano passado, em números absolutos, a indústria de transformação catarinense foi a que mais gerou empregos no País”, disse.

Bolieiro destacou que os Açores possuem 270 mil habitantes, distribuídos por nove pequenas ilhas. A cidade, localizada no sudoeste da ilha de São Miguel (a maior do arquipélogo), possui 68 mil habitantes. Ele destacou dois potenciais econômicos da cidade ligados ao mar e ao conhecimento. No primeiro caso, como destino turístico, apoiado pela existência de porto e aeroporto. No segundo caso, devido à Universidade dos Açores. Como se trata de um arquipélago distante do continente, os Açores permitem a projeção atlântica da Europa – abrindo possibilidades para ampliação da plataforma continental e de pesquisas marítimas e em profundidade no oceano. Outra perspectiva de Ponta Delgada, segundo Bolieiro, é a aplicação de conceitos de smart cities, inclusive em projetos experimentais.

Congresso - O vice-presidente regional da FIESC, Tito Schmitt, representou a entidade na cerimônia de abertura do Congresso Internacional dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, que ocorreu nesta quinta-feira (19). O evento, realizado no Tribunal de Contas de Santa Catarina, busca estreitar relações entre o Estado e a Região Autônoma dos Açores por meio de compartilhamento de conhecimentos acadêmicos e científicos, bem como valorizar a cultura açoriana. A solenidade teve presença de diversas autoridades políticas da região de Açores, assim como a do governador Eduardo Pinho Moreira e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Receber por e-mail