Florianópolis, 13.12.2023 - A indústria automobilística Renault assinou na terça-feira (12) termo de cooperação com o UniSENAI para oferecer dois programas de pós-graduação nas áreas de engenharia de software automobilístico e engenharia de sistemas embarcados veiculares. As formações, conduzidas pelo campus de Jaraguá do Sul, são abertas à comunidade e as inscrições para o processo seletivo podem ser feitas.
De acordo com o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, o novo modelo de negócios para a pós-graduação do UniSENAI preconiza a experiência hands-on, permitindo a aplicação direta do conhecimento teórico em projetos reais da indústria. “A Renault, uma das líderes globais no setor automotivo, participa desde a criação dos cursos. Essa proposta permite que os alunos estejam imersos em atividades práticas que reflitam os desafios e demandas reais do mercado, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora e alinhada às necessidades atuais da indústria automotiva”, explica.
Andrei Kuhnen da Silva, gerente geral de engenharia da Renault na América Latina e curador dos cursos do UniSENAI, destaca que o programa está conectado à revolução que a Renault está vivendo. “Somos uma empresa de tecnologia que fabrica carros. Temos no grupo empresas focadas no desenvolvimento de tecnologias. A inovação está no nosso DNA e queremos ampliar a formação de engenheiros e engenheiras para o setor, garantindo equidade de gênero também”, destaca, citando o reconhecimento da Indústria 4.0 concedido à Renault pelo Fórum Econômico Mundial, em 2020, que permanece como única indústria automotiva da América Latina a fazer parte do Global Lighthouse Network.
Entre os principais desafios impostos pela mobilidade, segundo o gerente de engenharia da Renault LATAM, Ednei Navarro, estão a redução das emissões, de acidentes e de congestionamentos; desafios tecnológicos, como digitalização, internet das coisas (IoT) e cybersegurança, data analytics e inteligência artificial; e desafios de mercado, como conectividade, interface humano-máquina e customização. “Muitos fatores atraem o cliente, entre eles, os sistemas embarcados que agregam tecnologias. Essa é uma realidade do setor automotivo”, frisa Navarro.
A pró-reitora de pós-graduação, extensão e internacionalização do UniSENAI, Barbara Perez, lembra que a metodologia com foco no empreendedorismo, em mecanismos de inovação e o DNA da indústria são os diferenciais das formações. “A participação da indústria na construção de matrizes curriculares é uma ferramenta valiosa para promover uma educação superior mais relevante e eficaz. É importante lembrar também que queremos oferecer uma formação ampla e crítica, que estimule o pensamento inovador e a capacidade de adaptação a mudanças futuras no mercado de trabalho”, salienta.
Sobre os cursos
A proposta curricular dos cursos de pós-graduação propicia o desenvolvimento dos participantes por meio de trilhas de aprendizagem que os habilitam para gerenciar projetos, implementar sistemas veiculares e tecnologias avançadas, atuando com sensoriamento e conectividade para veículos. Além de experts da Renault, especialistas em Educação 4.0 e pesquisadores dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia participaram da concepção dos currículos. Os programas são a distância com carga horária presencial.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 5,3 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes.
Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.
A Renault desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC