Em Lages, FIESC implanta câmara de educação e entrega centro automotivo do SENAI

Fórum de discussão vai reunir os diversos atores envolvidos com a educação na elaboração de uma agenda por soluções regionais para problemas em comum

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Lages, 16.7.2015 – A FIESC implantou nesta quinta-feira (16), em Lages, a sexta Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação e entregou, no bairro Universitário, o centro automotivo do SENAI/SC. A implantação das Câmaras visa a promover o debate sobre a melhoria dos indicadores educacionais das diferentes regiões do Estado, reunindo diversos atores envolvidos com o tema na elaboração de uma agenda positiva em busca de soluções regionais para problemas comuns relacionados à educação, visando ação coordenada.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, explicou que entre as razões para a criação do Movimento está a relação entre escolaridade dos trabalhadores e produtividade. Ele lembrou que o mundo do trabalho hoje exige cada vez mais conhecimento e fazendo referência ao círculo virtuoso que a qualificação dos profissionais gera, destacou que é desta forma que é possível transformar uma cidade, um estado, um País. “É um dever da nossa geração deixar o legado da causa da educação e assim mudar o País, as perspectivas, a vida e as possibilidade de futuro”, disse. E depois lançou o desafio aos integrantes da Câmara de trazer mais cem pessoas da região para se envolverem na causa. “Com mais cem pessoas, unidas, faremos uma revolução aqui na região, como faremos em todo o Estado”, disse.

O vice-presidente regional da FIESC, Israel Marcon, agradeceu aos integrantes que aceitaram o convite para participar da Câmara e disse que, em Lages, o Movimento é ainda mais importante do que em outras regiões, considerando dados apresentados pelo Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense, da FIESC, sobre analfabetismo e quantidade de trabalhadores com ensino fundamental completo. “Aqui precisamos de um movimento ainda mais forte. Temos um grande desafio e não temos receitas prontas. Mas queremos ser parceiros, ajudar e fazer propostas”, afirmou. Marcon ressaltou que os empresários precisam incorporar nas indústrias a mensagem de Côrte, de que a educação é o novo nome do desenvolvimento. “É pela educação que faremos um futuro melhor para a indústria e para Santa Catarina”, afirmou.

Citando dados internacionais, o diretor do Movimento, Antônio José Carradore, chamou a atenção para a relação entre os níveis educacionais e a competitividade das empresas. Ele lembrou que, embora Santa Catarina possua bons indicadores na área em relação aos demais Estados brasileiros, na comparação com rankings internacionais, os dados são preocupantes.

Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação dos desafios.

A jovem embaixadora da educação Luana Macedo Laurentino Machado emocionou os participantes do evento com seu depoimento sobre o papel dos jovens na promoção da educação. Agradecendo ao SENAI, onde obteve bolsa no ensino médio, assegurou que isso mudou sua vida. “Hoje esse é meu papel: dizer ‘eu acredito em você’, como você disse para mim”, afirmou, referindo-se ao diretor do SENAI em Lages, Telmo Coelho.

Investimentos - O centro automotivo possui equipamentos como alinhador computadorizado e scanner para leitura do software dos sistemas de injeção eletrônica dos carros. A expectativa é formar anualmente 300 estudantes em cursos técnicos e de qualificação. Em Lages, a indústria automotiva emprega cerca de 500 trabalhadores. O projeto foi viabilizado pela FIESC em parceria com Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages (SIMMMEL), a Associação dos Reparadores de Veículos do Planalto, e a Translages. O presidente da FIESC informou que o investimento é de quase R$ 2 milhões, que se somam aos R$ 3,5 milhões que estão sendo aplicados na revitalização da unidade do SESI de Lages.

Côrte disse que os investimentos em curso no município de Lages são uma resposta da FIESC à contribuição dada pela indústria da região. "Atendemos uma antiga reivindicação. Temos aqui uma série de bens, equipamentos, automóveis. Mas o mais importante são os estudantes e professores", afirmou.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br