Leia também Recuperar tardiamente a educação é mais caro e menos eficiente do que na infância.
Leia também Inovação é condição para competitividade e produtividade.
Joinville, 13.11.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou em Joinville mais uma sala do programa SESI Matemática. A unidade, que está instalada na Tupy, beneficiará quase mil trabalhadores e comunidade que participam dos cursos de educação básica voltados para jovens e adultos. O Programa Sesi Matemática tem a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Educação de Joinville.
“Matemática sempre foi uma disciplina que criou muita dificuldade desde o início da vida escolar Este projeto que o SESI está trazendo para a comunidade e para a indústria pode aumentar o gosto por esta disciplina. Com o conhecimento mais profundo da matemática, os trabalhadores podem desempenhar melhor suas atividades e, por conseguinte, melhorar a competitividade da indústria”, destacou o vice-presidente da FIESC para o Norte-Nordeste, Evair Oening.
Para o vice-presidente de Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Tupy, Luis Carlos Guedes, a formação dos profissionais é extremamente influenciada pela base de conhecimento que eles têm. “Sabemos que a matemática auxilia nos problemas do dia a dia, na tomada de decisão, resolução de problemas e permite raciocínio lógico, que precisamos no dia a dia”, ressalta Guedes. “Essa iniciativa á uma das pioneiras no Brasil por ser em indústria. A matemática é uma barreira para muitos e não deveria ser, pois é lógica. A forma de ensinar é que precisa ser revista. É necessário um modelo de ensino mais simples para os estudantes aprender e gostar da matemática”, completa.
A indústria, que é signatária do Movimento Indústria pela Educação, da FIESC, promove o Programa Tupy de Formação Escolar Básica que oferece ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não concluíram a educação básica. O programa é aberto a colaboradores e seus dependentes, além da comunidade, e foi vencedor do prêmio Ser Humano 2015, promovido pela ABRH-SC.
O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional. O professor tem a sua disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade. Dessa forma, é possível apresentar vídeos com exemplificações de conceitos, acessar softwares e plataformas de games MangaHigh.
Ao todo, oito salas serão implantadas em Santa Catarina. Elas já estão disponíveis em Criciúma, São José, Jaraguá do Sul, Caçador, Chapecó e Brusque. As regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale, Serra e Planalto Norte também participarão da iniciativa com o kits itinerantes.
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4673
48 8421-3600
imprensa@fiesc.com.br