Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Em Hannover, Instituto SENAI busca referências para a indústria de SC

Missão a maior feira industrial de inovações e tendências tecnológicas é organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul com apoio da CNI e da Apex Brasil

Florianópolis, 4.04.2025 - Pesquisadores da rede de Institutos do SENAI em Santa Catarina participam até esta sexta-feira, dia 4, da Feira de Hannover, na Alemanha. Na quarta-feira (2), além de circuitos guiados pelos pavilhões de Hannover, a comitiva visitou a fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg.  

Segundo Fabio Karnopp, gerente de operações do Instituto SENAI de Tecnologia, a feira permite acompanhar de perto as soluções mais avançadas em tecnologia industrial. “Isso fortalece o nosso papel como ponte entre a inovação global e a realidade da indústria catarinense. Também amplia o nosso repertório e inspira novas oportunidades para os projetos desenvolvidos por meio da nossa rede de Institutos SENAI”, destaca.

Imagem
visita volkswagen
Visita à fábrica da Volkswagen que produz carros elétricos. Foto: Divulgação

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), atualmente a Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil. Em 2024, as exportações brasileiras para o país germânico totalizaram US$ 13,8 bilhões. Entre 2019 e 2024, as vendas externas para o mercado alemão cresceram em média 4,3%.

A missão a Hannover é realizada pela FIERGS, apoiada pelo Sebrae-RS e promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex Brasil. A feira termina na sexta-feira (4). 

Pesquisadores do SENAI em Hannover

Além de Karnopp, integram a comitiva os pesquisadores Gabriel Neres Patricio, Marco Shawn Meireles Machado, Felipe Augusto Carvalho de  Faria e Matheus Nicolás Hernandez. São especialistas que conduzem projetos em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e buscam referências para aprimorar as entregas. Veja quais são:

🔹 Projeto Coral-Sol: desenvolvimento de uma ferramenta robótica que remove incrustações de coral-sol em cascos de embarcações sem a necessidade de mergulhadores. A ideia é usar tecnologia autopropelida e controlada remotamente, tornando o processo mais seguro e eficiente.
🔹 Projeto RDAR – Fase 3: criação de um robô especializado em pintar e revestir áreas de difícil acesso em plataformas offshore. O robô será testado em ambiente real com o objetivo de agilizar e personalizar o processo de preparação e inspeção de superfícies, reduzindo riscos e tempo de operação.
🔹 Projeto MicroSEAL: desenvolvimento de uma ferramenta modular, operada por robôs subaquáticos, para remover resíduos e inspecionar dutos flexíveis de petróleo e gás. A ferramenta também coleta dados importantes durante o processo, contribuindo para monitoramento e segurança operacional.
🔹 Projeto JIRO – Fase 2: continuação de um projeto que busca aperfeiçoar um robô inteligente para inspeção de dutos submarinos, com novas funções e maior capacidade de atuação. Ele poderá ser usado em diferentes fases da operação offshore, desde o transporte até o processamento de dados, com foco em segurança, eficiência e tecnologia nacional.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn