Versão ‘pocket’ do Fórum Radar promovido pela Federação traz especialistas das empresas Itaú, XP, Boticário, Engie, Ciser, JBS e Rudolph nesta quinta-feira, dia 28 de abril, para mostrar como elas têm implementado ações ambientais, sociais e de governança em seus negócios


Florianópolis, 11.4.2022 – A Federação das Indústrias (FIESC) promove no dia 28 de abril, a partir das 13h30, o Radar Pocket ESG. A sigla, que em inglês significa environmental, social and corporate governance, pode ser traduzida como boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. O evento gratuito integra a agenda da Escola de Negócios da FIESC. Participam executivos e demais profissionais ligados à área 'ESG'. 

>> Inscreva-se para acompanhar on-line.  

>> Inscreva-se para vir ao evento na sede da FIESC. 

Na prática, ESG está relacionado à responsabilidade das organizações com a sociedade e o meio ambiente ao seu redor. “Nós abordamos o assunto na primeira edição do Fórum Radar, que realizamos em novembro do ano passado. O encontro de agora visa ampliar a troca de experiências com empresas que já iniciaram sua jornada e possuem resultados práticos para compartilhar”, explica Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC. O fórum vai destacar a trajetória do banco Itaú, XP, Boticário, Engie, Ciser, JBS e Rudolph.

A relação com a comunidade, estabelecida por meio das ações ambientais, sociais e de governança, deve ser aperfeiçoada continuamente e fazer parte da rotina da empresa. “O ESG é uma exigência cada vez mais constante do mercado e precisa ser praticado em todas as empresas. Ele é essencial para assegurar a longevidade dos negócios”, reforça Aguiar. 

Um dos painéis abordará o tema sob a ótica de diferentes setores da indústria e reforçará a importância das ações conjuntas. Participam representantes das câmaras Têxtil, Confecção, Couro e Calçados; Metalmecânica; Construção; Agroindústria; e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

::: Confira a programação completa:
13h30 - Abertura

Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, traz a visão da Federação sobre a temática e como colaborar com as indústrias na evolução da agenda ESG.

13h45 - A Urgência ESG
Marcella Ungaretti - Sócia e Head de Research ESG da XP.
Luciana Schneider - Sócia e Diretora de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.
Luciana Nabarrete - Diretora Administrativa da ENGIE Brasil Energia.

14h50 - ESG - Visões Setoriais
Giuliano Donini - Câmara Têxtil, Confecção, Couro e Calçados
André Odebrecht - Câmara Metalmecânica
Marcos Bellicanta - Câmara da Construção
Neivor Canton - Câmara Agroindústria e VP da FIESC
José Magri (Mediador) - Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade

15h55 - ESG na prática - Casos
No painel serão debatidos casos práticos e desafios da implantação da pauta ESG nas organizações.
Carlos Rodolfo Schneider - Dirigente do grupo H. Carlos Schneider (Ciser)
José Ribas - Diretor Executivo de Agropecuária e Sustentabilidade na JBS Seara
Alex Marson - Mediador. CEO e membro do Conselho de Administração da Rudolph Investimentos e Participações

17h - ESG em cadeia
Este painel apresentará a importância de adotar práticas ESG na cadeia de suprimentos, com o exemplo do Grupo Boticário, referência no tema.
Sérgio Sampaio - Vice Presidente de Operações do Grupo Boticário


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
 

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina