Radar Pocket ESG - Agenda de oportunidades para a indústria

Conecte-se com especialistas e líderes empresariais e prepare-se para colocar sua organização no rumo do desenvolvimento sustentável e social

28 de abril a partir das 13h30

Sobre o evento

Estamos passando por um momento da história mundial em que é urgente se reinventar. Temas relacionados a questões ambientais, sociais e de governança estão cada vez mais presentes nas discussões das organizações.

Nesse contexto, o evento Radar Pocket ESG: Agenda de oportunidades para a indústria surge para promover a troca de experiências com empresas que já iniciaram sua jornada e possuem resultados práticos para compartilhar.

Ao fazer sua inscrição você receberá em seu e-mail um link que permite acesso on-line ao evento Radar Pocket ESG. Inicia aqui uma jornada de muito conhecimento sobre temas essenciais para a transformação de seu negócio!

Referências de boas-práticas

Painelistas de organizações como Ciser e JBS, que já iniciaram sua jornada em ESG, compartilham experiências.

Visões setoriais

Representantes das câmaras setoriais ampliam a discussão sobre a temática ESG e falam sobre quais os desafios e oportunidades para os setores da Moda, Agronegócio, Metal Mecânico e Construção Civil.

Espaço para o diálogo

Compartilhe conhecimentos e tire dúvidas sobre como implantar a agenda ESG em sua organização.

Quinta-feira - 28 de abril

13h30 - Abertura

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, dará as boas-vindas ao público e trará a visão da Federação sobre a temática e o que podemos fazer juntos para colaborar com as indústrias na evolução da agenda ESG.

13h50 - A Urgência ESG

O painel trará à tona a urgência do tema ESG na visão de três mulheres líderes em grandes organizações brasileiras.

Marcella Ungaretti - Sócia e Head de Research ESG da XP.
Luciana Schneider - Sócia e Diretora de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.
Luciana Nabarrete - Diretora Administrativa da ENGIE Brasil Energia.

14h55 - ESG - Visões Setoriais

O painel tem o objetivo de tratar do tema sob a ótica de diferentes setores da indústria e reforçar a importância das ações setoriais e em conjunto.

Giuliano Donini - Câmara Têxtil, Confecção, Couro e Calçados
André Odebrecht - Câmara Metalmecânica
Marcos Bellicanta - Câmara da Construção
Neivor Canton - Câmara Agroindústria e VP da FIESC
José Magri (Mediador) - Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade

16h15 - ESG na prática - Casos

No painel serão debatidos casos práticos e desafios da implantação da pauta ESG nas organizações.

Carlos Rodolfo Schneider - Dirigente do grupo H. Carlos Schneider (Ciser)
José Ribas - Diretor Executivo de Agropecuária e Sustentabilidade na JBS Seara
Alex Marson (Mediador) - CEO e membro do Conselho de Administração da Rudolph Investimentos e Participações

17h20 - ESG em cadeia

Este painel apresentará a importância de adotar práticas ESG na cadeia de suprimentos, com o exemplo do Grupo Boticário, referência no tema.

Sérgio Sampaio - Vice Presidente de Operações do Grupo Boticário

Alex Marson

CEO da Rudolph e líder do Capitalismo Consciente SC. Em mais de 30 anos de experiência liderou unidades de negócios de grandes empresas no Brasil, EUA e Europa, até encontrar, há 10 anos, o universo das empresas familiares catarinenses. Atualmente lidera a filial do Instituto Capitalismo Consciente Brasil no estado, inspirando e contribuindo para a ampliação da consciência das organizações.

André Odebrecht

Graduado em Administração (FURB), pós-graduado em Administração (FGV) e pós-graduado em Gestão de Tecnologia Empresarial pelo International Institute For Management Development (IMD), Suiça em 2000. Diretor-presidente da Indústria Agro Comercial Cassava SA e CEO na Metal Técnica Bovenau LTDA. Sócio da Victor Ohf Administração de Bens LTDA. Experiência como VP Alto Vale do Itajaí, VP de Inovação e presidente da Câmara Metalmecânica na FIESC.

Carlos Schneider

Bacharel e Mestre pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dirige hoje o grupo H. Carlos Schneider. Enquanto presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), lançou o Movimento Brasil Eficiente – MBE. O movimento buscou estimular a eficiência da gestão pública, a redução da carga de impostos e a simplificação do sistema tributário.

Giuliano Donini

É diretor-presidente da Marisol S.A desde março de 2008. Formado em Arquitetura e Urbanismo (PUC-PR), MBA em Gestão de Negócios, Especialização em Gerenciamento de Marca de Moda pelo Istituto Marangoni e em Projeto de Moda pela Universitá Bocconi (Milão, Itália).

José Magri

Gerente de Projetos Ambientais da Engie Brasil. Químico Industrial - (UNISUL, 1979), com especialização Pós Graduação em Química – Gestão de Resíduos - (UNISUL, 1983). É presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC desde 2003. Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Santa Catarina desde 2006.

José Ribas

Diretor Executivo de Agropecuária e Sustentabilidade na JBS Seara. Engenheiro Agrônomo formado em 1992 pela Universidade de Passo Fundo (RS). Há 29 anos atua na produção agropecuária de aves e suínos. MBA em Gestão pela Qualidade (UnC / UFSC). MBA em Gestão Empresarial pela Unicamp/USP. MBA em Desenvolvimento Executivo pela Fundação Dom Cabral. Presidente do Sindicarne/SC (Sindicato das Indústrias de Carne e derivados de SC).

Luciana Nabarrete

Diretora Administrativa da ENGIE Brasil Energia. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC). Em 2020, assumiu a diretoria administrativa, sendo responsável pelas áreas de Suprimentos, Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Pessoas & Cultura e Comunicação.

Luciana Schneider

Diretora de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco. Graduada em Direito, com especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM e master em Liderança e Gestão Pública (MLG), do CLP junto à Universidade de Harvard. Possui 18 anos de experiência em relacionamento institucional empresarial e também no 3º setor.

Marcella Ungaretti

Sócia e Head de Research ESG da XP. Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP e vencedora do Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica da USP, Marcella começou sua carreira em Equity Research no Bank of America Merrill Lynch. Em 2018, entrou na XP no time de Research e hoje lidera a frente ESG na área.

Marcos Bellicanta

Formado em Engenharia Mecânica na UFSC, com mestrado em economia e gestão no Instituto Francês do Petróleo. Iniciou sua carreira na Renault e posteriormente na Renault Nissan Purchasing Organization em Paris. Após 8 anos na França, decidiu retornar ao Brasil, para fundar a Habitat Incorporação em Blumenau, em 2007. Desde 2016 está engajado na causa associativa, inicialmente como presidente do SECONCI Blumenau. Atualmente é presidente da câmara da indústria da construção na FIESC.

Neivor Canton

Câmara Agroindústria e VP da FIESC

Sergio Sampaio

Vice Presidente de Operações do Grupo Boticário. Está à frente de uma área que vai desde a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos até a entrega dos itens nas lojas do Grupo Boticário, que incluem O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, Beautybox, Multi B, Vult e Beleza na Web. É graduado em Administração pela Universidade de Brasília e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Varejo e Logística pela COPPEAD.

Avance na jornada de negócios sustentáveis. Participe do evento Radar Pocket ESG: Agenda de Oportunidades para a Indústria.