Florianópolis, 21.10.2025 – O Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC), organização civil que busca erradicar a fome e a insegurança alimentar no estado, celebrou nesta terça (21) quatro anos de fundação.
O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e reuniu empresários, sindicatos, empresas parceiras, voluntários e convidados.
Atualmente, o BASC é presidido pela FIESC. “Para nós é uma satisfação fazer parte de uma iniciativa tão nobre. O banco é uma união de esforços. Tem tudo a ver com o propósito do SESI/SC e da FIESC”, disse o superintendente do SESI/SC, Daniel Tenconi.
DIGNIDADE
O presidente executivo do BASC, Sandro Volpato, destacou que o banco é fruto de um trabalho em rede, com voluntários, empresários, instituições e parceiros. “Nossa agenda não é fácil, mas estamos cercados de pessoas do bem”, afirmou.
O presidente do conselho de administração do BASC, Jaime Ziliotto, disse que os alimentos recolhidos “são distribuídos a públicos diversos, desde crianças que precisam de leite até idosos”.
NÚMEROS
Desde a criação, o BASC já distribuiu 200 toneladas de alimentos.
De acordo com o IBGE, Santa Catarina tem 859 mil pessoas em situação de pobreza (vivem com menos de R$ 22 por dia) e 105 mil em extrema pobreza (vivem com menos de R$ 7 por dia).
COMO AJUDAR
O BASC recolhe alimentos por meio de doações diretas, contribuições via Pix e campanhas em supermercados. Os contatos estão disponíveis aqui.
A iniciativa reúne parceiros como Rotary Club, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Federação dos Engenheiros Agrônomos, OAB/SC, Fundação Hermon, Unisul, NSC Comunicações e Grupo ND.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação