Florianópolis, 15.10.2025 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) abriu nesta quarta (15) o Elabora Social em Criciúma.
O evento apoia organizações sociais, prefeituras e micro e pequenas empresas na estruturação de projetos de saúde, educação, cultura, esportes e reciclagem voltados à captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal.
O encontro ocorre até esta quinta (16) na Escola SESI, com a participação de instituições locais, como o acolhimento Nossa Casa, o projeto Amai-vos uns aos outros e o Handebol Criciúma, além de entidades da região, como as APAEs de Balneário Rincão e Morro da Fumaça.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Uma das novidades desta edição é o uso de inteligência artificial para auxiliar na elaboração dos projetos.
A FIESC criou um assistente virtual que apoia as organizações na escrita dos projetos, vinculando-os com políticas públicas, estratégia de investimento social das indústrias participantes e inovação social.

EMPRESAS PARTICIPANTES
Diamante Energia
Plasson do Brasil Ltda
Sindimetal
Sinduscon Sul Catarinense
Cristalcopo
Librelato
Terminal Intermodal Sul
Comércio e Indústria de Sorvetes Eskimó
Farben Indústria Química
Alliance One
Farme
SOBRE
O Elabora conecta quem desenvolve projetos com empresas interessadas em destinar parte do Imposto de Renda a iniciativas sociais.
Em 2024, a ação passou por sete cidades catarinenses e viabilizou R$ 3 milhões em captação.
Além do Elabora Social, a FIESC mantém outras duas iniciativas de estímulo a projetos sociais: o Fundo Social, que ao longo do ano incentiva o aporte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; e a campanha IRPF do Bem, que convida contribuintes a direcionar o Imposto de Renda Pessoa Física a fundos de apoio a crianças e idosos.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação