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Em 2 anos, iniciação científica das Escolas SESI em SC já mostra resultados expressivos

Estudantes do ensino médio pesquisam temas variados no contraturno escolar, com supervisão de professores; já são 14 grupos de pesquisa no estado

Florianópolis, 01.10.2024 – Criado há dois anos, o programa de iniciação científica das Escolas SESI em Santa Catarina já tem produzido trabalhos relevantes e conseguido resultados expressivos.

No mês passado, por exemplo, 12 projetos de estudantes de Blumenau, Florianópolis, Joinville e São José foram finalistas da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), uma das mais concorridas do país.

Dos 12, um ficou com terceiro lugar na categoria IV Engenharia, e outro com a segunda colocação na categoria IV Ciências Exatas e da Terra. Os dois foram credenciados para feiras internacionais. Eram 300 finalistas.

A lista de destaques também tem publicações em revistas científicas e finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), uma das mais importantes do Brasil. Nela, um grupo de Joinville recebeu um prêmio da Editora da Universidade de São Paulo (USP).

As Escolas SESI entendem que, para além das conquistas, a importância da iniciativa está na chance que os estudantes têm de desenvolver habilidades investigativas e criarem tecnologias para resolver problemas reais, com impacto social.

GRUPOS

O programa de iniciação científica objetiva incentivar e desenvolver o protagonismo juvenil por meio da pesquisa, e promover uma cultura científica e tecnológica.

Atualmente, existem 14 grupos no estado dedicados a pesquisar todo tipo de assunto, como monitoramento de nível de rios, fotoproteção para plantas, isolamento em construções e ruídos urbanos.

As atividades são feitas no contraturno escolar, por estudantes do ensino médio, sob supervisão de professores orientadores.

Os estudantes aprovados no processo seletivo recebem bolsas mensais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que também patrocina a participação das equipes em eventos e feiras científicas e tecnológicas.

ABORDAGEM

A ciência é um dos pilares da abordagem educacional das Escolas SESI. Os outros são tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês, para todos juntos).

O resultado são estudantes que assumem riscos calculados, se envolvem em experiências de aprendizado, persistem na resolução de problemas e colaboram e trabalham por meio de processos criativos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

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