Editais do SESI têm R$ 18 milhões para aportar em inovação na saúde

Centro de Inovação do SESI oferece suporte às indústrias que querem investir em projetos que visam ambientes mais seguros e saudáveis; confira as chamadas que estão abertas e como submeter o projeto da sua empresa

Florianópolis, 19.07.2023 - Empresas que querem desenvolver projetos na área de saúde e segurança do trabalho podem contar com o apoio de editais de financiamento disponíveis na Plataforma Inovação para a Indústria. No total, são R$ 18 milhões disponíveis para aporte em projetos nesta área. Os detalhes das chamadas foram apresentados nesta quarta-feira, dia 19, em live promovida pelo SESI.

“Queremos apoiar a indústria na captação de recursos para viabilizar esses projetos e tornar o setor cada vez mais moderno e seguro. Há oportunidades de desenvolver projetos inovadores tanto para micro e pequenas, quanto para as grandes empresas”, destaca Marcela Purificação, coordenadora do Centro de Inovação em Tecnologias para a Saúde (CIS), do SESI.

Três editais que visam fomentar o uso de inovação e tecnologias para saúde e segurança no trabalho estão recebendo inscrições de projetos na plataforma. Na chamada setorial, o edital exige a parceria entre duas empresas do mesmo setor que, com o suporte do CIS, apresentem projetos de até R$ 500 mil com duração de 12 meses, prorrogável por mais 6 meses, totalizando um ano. Esta categoria apoia e financia soluções de impacto que reduzam o afastamento do trabalhador nos segmentos de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; eletricidade e gás; indústrias da transformação; indústrias extrativas e construção. Saiba mais.

Outro edital é voltado a startups em parceria com empresas âncoras . A plataforma conecta empresas industriais e startups no desenvolvimento conjunto de inovações em saúde e segurança, por meio do compartilhamento de risco financeiro e tecnológico. O aporte é de até R$ 500 mil por projeto. Confira os detalhes.

A terceira chamada é voltada para micro e pequenas empresas e visa reduzir o risco de acidentes de trabalho por meio da implantação de proteção na zona de corte de máquinas que operam com serra fita e serra circular. Os projetos podem ser submetidos até 29 de setembro e devem ser executados até o final do ano. Veja como se inscrever.

Em 2022, 435 mil trabalhadores foram atendidos com serviços de saúde do SESI em todo o estado. A entidade tem acompanhado as principais tendências do setor de saúde, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Algumas tendências se fortaleceram, especialmente durante a pandemia, e já se consolidam como tecnologias acessíveis, como é o caso da telemedicina e do uso de robôs. Na indústria, a realidade virtual e os sistemas de monitoramento também avançam a passos largos, exigindo adequações e capacidade de operar essas tecnologias”, frisa.

Mais informações sobre os editais de inovação podem ser obtidas com a equipe de pesquisadores do Centro de Inovação em Tecnologias para a Saúde do SESI pelo e-mail cis@sesisc.org.br ou pelo telefone (48) 3332-3456.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC