Florianópolis, 04.11.2024 – Processos seletivos com dinâmica de grupo costumam deixar os candidatos em dúvida: afinal, com base no que os recrutadores escolhem os aprovados?
A resposta passa pelas habilidades do cargo, diz Stephany Borowiec, especialista em carreiras. “Se você está concorrendo a uma vaga de gestor, em que se espera que você tome decisões assertivas, coordene um time e direcione as ações, você será bem avaliado ao demonstrar sua capacidade de liderança.”
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Este comportamento mais assertivo não seria apreciado, por exemplo, em uma vaga com perfil mais colaborativo, como a de assistente administrativo, atendimento ao cliente e analista de comunicação interna.
Se a vaga requer concentração e desempenho de tarefas repetitivas, acrescenta Stephany, é melhor demonstrar capacidade analítica, habilidades de concentração e foco.
COMO FUNCIONA
A dinâmica de grupo é uma técnica utilizada para avaliar candidatos ao mesmo tempo com tarefas que simulam situações do ambiente de trabalho. Pode ser feita presencial ou remotamente.
O objetivo dos recrutadores é avaliar competências comportamentais e habilidades interpessoais. Alguns pontos de observação são: como o candidato trabalha em equipe, como resolve problemas, como se comporta diante de desafios e qual o seu grau de pensamento crítico.
Para ajudar quem está procurando trabalho e pode ser convidado a participar de dinâmicas de grupo, a Indústria News pesquisou sobre o tema no LinkedIn e lista abaixo dicas comuns.
DICAS
1) Estude o perfil da vaga – O primeiro passo é saber quais as competências mais valiosas para o posto e qual a cultura da empresa. Isso permitirá traçar uma estratégia e participar da dinâmica com confiança.
2) Seja colaborativo – Recrutadores observam como o candidato trabalha em equipe. Demonstrar que se sabe ouvir os outros, respeitar opiniões diferentes e contribuir para o entendimento é crucial para qualquer vaga.
3) Crie um ambiente amistoso – Evite monopolizar a conversa sobre os temas propostos, mesmo que seja de seu domínio; e busque criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para participar.
4) Destaque suas habilidades com naturalidade – É importante mostrar suas competências, mas de forma autêntica. Tente resolver os desafios propostos usando suas habilidades, sem parecer forçado ou arrogante.
5) Mantenha a calma – Dinâmicas de grupo podem ser estressantes, especialmente quando há pressão para se destacar. Manter a calma, lidar bem com o estresse e não se deixar levar pela competitividade são qualidades que recrutadores valorizam.
6) Atente ao controle emocional – Mostrar resiliência e controle emocional pode ser tão importante quanto suas habilidades técnicas. Lembre-se disso antes do teste para não se sentir desconfortável diante de candidatos que, aparentemente, parecem estar se destacando.
7) Administre o tempo – Observe o tempo estabelecido para a tarefa e procure ajudar o grupo a manter o foco. Evite longas discussões sem direção.
8) Busque consenso – Se surgirem opiniões divergentes, proponha soluções conciliadoras. Demonstre maturidade emocional ao lidar com opiniões diferentes.
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FIQUE POR DENTRO
Dinâmica de grupo é uma técnica de seleção de pessoas adaptada da psicologia social, área que surgiu em 1930 e estuda comportamentos de grupos. No caso das empresas, não é usada apenas em processos seletivos: também serve para treinamento de colaboradores, fortalecimento de valores, engajamento de equipes e resolução de conflitos.
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