Desafios das relações de trabalho são tema de palestra no Sul de SC

O juiz federal Marlos Melek abordou o assunto para uma plateia de quase 400 lideranças industriais da região, nesta quinta-feira, dia 5, durante encontro promovido pelas vice-presidências Sul e Litoral Sul da FIESC

Florianópolis, 5.10.2023 - O futuro e os desafios das relações do trabalho foram abordados pelo juiz Marlos Melek, durante encontro que contou com a participação de quase 400 representantes de indústrias da região sul catarinense, nesta quinta-feira, dia 5, em Criciúma. “O conhecimento é fundamental para a saúde dos negócios”, disse Melek. A iniciativa foi realizada pelas vice-presidências Sul e Litoral Sul da FIESC. Este foi o quarto evento de uma série que a entidade vai realizar em todas as regiões catarinenses até dezembro.

“Foram quase 400 inscritos para esta palestra. Pessoas que se dispuseram a adquirir conhecimento para melhor gerenciar as relações entre empregados, empregadores e sindicatos. Foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e adquirir conhecimento, especialmente sobre a reforma trabalhista”, explica o vice-presidente regional Sul da FIESC, José Carlos Sprícigo.

A mesma opinião foi compartilhada pelo vice-presidente regional Litoral Sul da FIESC, Alexsandro da Cruz Barbosa. “Melek é um magistrado conceituado em todo o país que nos trouxe uma palestra dinâmica. Além do conhecimento na área jurídica, tem a experiência e a vivência da indústria. Tudo isso muito irá acrescentar no trabalho desenvolvido nas duas regionais”, completou.

No evento, o juiz abordou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), como a contribuição assistencial, terceirização, além dos contextos de contratação de Microempreendedor Individual (MEI). Ele também falou sobre demissão por justa causa e orientações em relação ao contrato de trabalho.

Em 2017, Melek integrou a Comissão de Redação da Reforma Trabalhista no Palácio do Planalto, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ele é juiz federal do trabalho há 19 anos, é pós-graduado em direito e em administração de empresas e autor dos Livros: "Trabalhista! E agora? - onde as empresas mais erram” e “Trabalhista! O que mudou? – reforma trabalhista 2017.

🔹 Confira a programação prevista para a sua região (sujeita a alterações)

26 de outubro de 2023

Blumenau / Itajaí/ Brusque