Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Confira três dicas para planejar a sucessão nos negócios familiares

Tema foi abordado em live realizada pela Academia FIESC de Negócios nesta quinta-feira, dia 25; inscrições para a nova turma da formação executiva voltada à sucessão da família empresária já estão abertas

Florianópolis, 25.07.24 - A sucessão nos negócios familiares exige comunicação aberta e transparente, um plano sucessório estruturado, além do desenvolvimento de talentos, profissionais ligados ou não à família com o interesse genuíno de conduzir a empresa. Estas são as dicas da especialista Patrice Gaidzinski, consultora que atua nesta área e que já aconselhou diversas empresas em seus processos de sucessão. 

Patrice participou nesta quinta-feira, dia 25, de live realizada pela Academia FIESC de Negócios, que tem um programa executivo exclusivo sobre sucessão nas famílias empresárias.

▶️ ASSISTA o REPLAY da live:

{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/z9VDOH4IkzE.jpg?itok=F9vjayIA","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=z9VDOH4IkzE","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":0},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo)."]}

Para a especialista, que é curadora do programa da Academia FIESC de Negócios, comunicação aberta e transparente é fundamental para se pensar um processo de sucessão das famílias empresárias. “Se trata do recado que eu tenho para dar e do quanto o outro entende o meu recado. Essa conversa precisa ser esclarecedora, de troca, objetiva, para que todos possam crescer. Este é um tema muito difícil por inúmeras razões, pois o diálogo precisa passar por três temas que são tabus na nossa cultura: poder, dinheiro e morte”, elenca.

Identificar talentos é outro desafio para quem conduz a empresa. “O tema sucessão é da família e de possíveis membros da família que tenham interesse em atuar nos negócios. Isso se trata de carreira e é preciso estar atento inclusive às habilidades que precisam ser desenvolvidas”, alerta a especialista. "Além disso, crianças precisam ser inseridas desde cedo nos negócios para que tenham clareza do que se trata”, acrescenta.

Outra medida importante é criar um plano de sucessão estruturado, que leve em conta as particularidades de cada geração, como explica Patrice. A família precisa entender em qual etapa do ciclo de vida está esse negócios. “A sucessão da primeira para a segunda geração e da segunda para a terceira não é a mesma. Da primeira para a segunda, geralmente, é a sucessão de uma pessoa só sendo compartilhada com mais pessoas, por isso. Aquela cultura de ter uma pessoa no comando, o pai, o fundador, é diferente na segunda geração”, explica Patrice.

Nova turma EDP Sucessão

A Academia FIESC de Negócios está com inscrições abertas para nova turma da formação executiva Sucessão nos Negócios Familiares. Os encontros vão ocorrer em Chapecó e se iniciam no dia 21 de agosto, seguindo até novembro. As inscrições já estão abertas.  
 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn