São Francisco do Sul, 17.7.2023 - Os trens que abastecem o Terminal Graneleiro, no Porto de São Francisco do Sul, poderão manobrar com mais agilidade a partir da última sexta-feira (14), já que as obras de revitalização da linha férrea interna foram entregues pela empreiteira. São melhoramentos em 500 metros da malha ferroviária (em dois trechos), incluindo 300 metros que estavam desativados desde 2019.
Assim, os trens podem manobrar com maior rapidez, usando duas vias diferentes: uma para a entrada de vagões carregados e outra para a saída dos vazios. A logística permite ampliar a capacidade de carga e descarga do espaço.
Com a obra, que teve um custo de R$ 1,4 milhão, o Terminal Graneleiro (TG) fica, novamente, entre os mais eficientes do país na recepção e escoamento de grãos, aumentando as receitas para o município, Estado e país.
"Este é o exemplo de gestão que nosso governo tem procurado empreender nos portos administrados pelo Estado, o foco na resolução das grandes prioridades que resultam em fortes melhorias na produtividade", afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
A revitalização total do TG contou com investimentos de R$ 10 milhões. Nesse montante estão incluídas obras nas balanças rodoviária e ferroviária, tombador e pavimentação interna, além da aquisição de correias transportadores e elevadoras.
“Um exemplo dos melhoramentos é a balança rodoviária, que foi ampliada em março para atender caminhões de maior porte. Para isso, o equipamento passou de 20 metros para 25 metros”, explica o gerente do Terminal Graneleiro, Joni Hara.
Segundo ele, no passado, um caminhão bitrem tinha que ser pesado em duas etapas. Agora, só numa, agilizando o fluxo de veículos.
“Com relação ao pavimento, é a primeira grande obra de recuperação desde que o TG foi inaugurado em 1978”.
Características do TG:
- O Terminal Graneleiro ocupa uma área equivalente a quatro campos de futebol, dentro do complexo portuário de São Francisco do Sul.
- É formado principalmente por dois grandes armazéns (com capacidade para estocar 90 mil toneladas), a partir dos quais os grãos são transportados até os navios, por meio de esteiras.
- O volume de carga armazenada por ano no Terminal chega a 1,6 milhão de toneladas.