Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Combate ao aquecimento global passa pelo fortalecimento da indústria

Em evento paralelo à COP28, em Dubai, industriais, especialistas e autoridades discutiram estratégias para promover o desenvolvimento sustentável

Florianópolis, 06.12.2023 - As ações de combate ao aquecimento global serão mais efetivas se forem acompanhadas de medidas consistentes voltadas ao fortalecimento da indústria nacional e ao cuidado com o meio ambiente. E, nesse processo, a preocupação com a sustentabilidade deve ser estendida à toda a cadeia produtiva, como um meio de agregar valor e promover o crescimento e o desenvolvimento econômico do país.

Este é um resumo dos debates ocorridos no Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, que reuniu empresários, representantes do governo e de instituições em Dubai, nesta quarta-feira (6). Realizado em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), o debate foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Marcos legais incentivam investimentos

No evento, o presidente da CNI, Ricardo Alban, defendeu a aprovação de marcos legais que deem segurança e previsibilidade aos investidores.

“Devemos conhecer o valor econômico da nossa biodiversidade e propor políticas públicas que estimulem o uso sustentável da biodiversidade e incentivem os investimentos em pesquisa e inovação. Para isso, é essencial a aprovação de marcos legais que deem segurança e previsibilidade aos investidores”, ressaltou Alban.

Presente na abertura do encontro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que o Brasil tem condição e capacidade para ser protagonista mundial na descarbonização e defendeu ampla discussão com todos os setores antes de colocar a criação do mercado de carbono em votação. 

Parcerias com americanos e árabes para a COP30, em Belém

No encontro, a CNI formalizou parceria com quatro instituições para desenvolver estratégias conjuntas para participação integrada na COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025. Entre os compromissos, estão a troca de informações sobre cooperação comercial, econômica e social para potencial estreitamento de relações entre Brasil e Estados Unidos na agenda da COP30.

Indústria Verde lança e-book sobre a COP28

Para reunir informações e facilitar a compreensão dos debates na COP28, o Indústria Verde, em parceria com a BEON, produziu um e-book que busca explicar alguns dos principais tópicos relacionados ao evento.

A publicação apresenta também um panorama do momento que estamos vivendo em relação ao clima e os acordos feitos para frear as mudanças climáticas, possibilitando ao leitor se familiarizar com o vocabulário. Clique aqui e acesse gratuitamente o e-book

Com informações da CNI.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.