Condição foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de portaria publicada na quarta-feira (1º), conferindo a nota máxima à entidade; novo status da rede de ensino superior vinculada à FIESC confere mais autonomia e celeridade na oferta de novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, criados em conexão com a indústria

Florianópolis, 6.12.2021 - A rede de ensino superior do SENAI/SC, entidade da FIESC, ganhou notoriedade com o reconhecimento da Faculdade de Blumenau como Centro Universitário. Na prática, a rede ganha mais autonomia e celeridade para oferecer novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. A condição de centro universitário foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de portaria publicada no dia 1º de dezembro no Diário Oficial da União, conferindo a nota máxima (5) à entidade.

Para obter esse credenciamento junto ao MEC, o SENAI/SC realizou uma série de investimentos, especialmente em infraestrutura, na atração de docentes com alto grau de qualificação (titulação) e em um plano de carreiras sustentável. “Queremos ser o centro universitário da indústria, ampliar a entrega e a relevância do ensino superior para o setor. Com o reconhecimento e o reposicionamento da nossa rede, vamos expandir a oferta de cursos para os setores industriais de Santa Catarina em todas as regiões, sobretudo com engenharias e tecnólogos vocacionados para o mundo do trabalho”, destaca o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira. 

Entre as ofertas mais atuais da rede de ensino superior do SENAI estão o MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis e o MBI em Fundição 4.0, além de formações em lean manufacturing, polímeros, e-Health, finanças, smart cities, TI, Food 4.0 e indústria criativa. “O centro universitário, em Blumenau, é o coração da nossa rede, mas estamos presentes também em Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó. Contamos ainda com uma ampla oferta de formações a distância, permitindo que o conhecimento chegue a todo lugar”, lembra Fabrizio.  

::: As inscrições em cursos superiores podem ser feitas em www.cursos.sesisenai.org.br 

Rede se conecta com os Institutos da Indústria
Por meio dos docentes e de projetos de pesquisa aplicada, acadêmicos da rede de ensino superior do SENAI/SC se conectam com os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia. A entidade lança em 2022 a ‘residência em engenharia’, na qual os acadêmicos terão acesso a um ambiente exclusivo dentro do Instituto da Indústria, em Joinville, para atuar em projetos reais da indústria, sob orientação de pesquisadores do SENAI. 

Parcerias internacionais também estão sendo construídas para viabilizar o intercâmbio acadêmico e científico, envolvendo docentes e discentes, além de busca por dupla certificação para os estudantes dos cursos de engenharia.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC