Clínicas do SESI e rede de farmácia oferecem ‘teste combo’ para COVID e Influenza

Com apenas uma coleta de material, é possível identificar presença dos dois vírus no organismo; o atendimento deve ser agendado com antecedência

Florianópolis, 1º.03.2022 – Clínicas de saúde do SESI e lojas da rede farmaSesi já estão realizando o ‘teste combo’ que, com apenas uma coleta de material, identifica a presença do Sars-CoV-2 (COVID) e da Influenza. O serviço está disponível nas farmácias de Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Cocal do Sul, Concórdia, Correia Pinto, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Otacílio Costa, Palhoça, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tubarão, Videira e Xanxerê. Consulte a disponibilidade do serviço em www.farmasesi.com.br

De acordo com a gerente dos serviços de farmácia, Cleci Faria, o atendimento ocorre com agendamento prévio e o preenchimento de informações exigidas pela Anvisa, que regulamenta os testes nas farmácias para processo de notificação. “O teste de triagem não deve ser utilizado isoladamente para diagnóstico definitivo e a interpretação deve ser feita por médico”, lembra Cleci.

A gerente frisa ainda que todo teste laboratorial deve ser correlacionado com o quadro clínico do paciente e pode variar sob a influência do estado fisiológico, doenças pré-existentes, uso de medicamentos e de acordo com a idade. O ‘teste combo’ identifica qual é o antígeno que está presente na amostra. “O resultado fica pronto de 15 a 30 minutos e nossos farmacêuticos orientam sobre como agir em cada situação”, explica.

>> Para agendar o teste na farmaSesi, clique aqui.

Nas clínicas de saúde do SESI, o teste pode ser agendado tanto pela indústria, que tem acesso a descontos melhores para os seus trabalhadores, quanto pela comunidade. “É importante lembrar que a testagem não tem a finalidade de diagnóstico e não substitui a consulta médica ou a realização de exames laboratoriais. Ela é um mecanismo de apoio às medidas de combate à pandemia e contribui para acelerar o isolamento dos casos confirmados”, ressalta a gerente de saúde e segurança na indústria, Sendi Lopes.

Quem pode fazer o teste COVID ANTÍGENOS?
• Pessoas que estão no 3° a 7° dia de sintomas (febre, tosse, congestão nasal, espirros, dores de garganta e corpo, dificuldade em respirar...);
• Pessoas que tiveram contato com caso positivo ou moram em um local que ocorreu transmissão do COVID-19.

:: Confira os locais de testagem nas clínicas do SESI e os telefones para agendamento:
SESI Blumenau, (47) 32315307, Rua Angelo Dias, 72 – Centro
SESI Brusque, (47) 32518700, Rua Pedro Werner, 180 - Jd Maluche