Catarinense Vanelise é 1ª indústria do Brasil com certificação LEED Platinum

Nova unidade da indústria de confecções em Nova Veneza é reconhecida pela redução do impacto ambiental do edifício durante todo o seu ciclo de vida

Florianópolis, 26.09.2024 - Motivada pelo desejo de cuidar das pessoas e oferecer um ambiente de trabalho diferenciado, a indústria de confecções "private label" Vanelise, de Nova Veneza, apostou num projeto ousado para sua nova unidade de fabricação de jeans. O resultado foi o reconhecimento inédito para uma indústria brasileira, a conquista da certificação LEED Platinum. As certificações internacionais LEED fornecem parâmetros para construir edifícios que considerem a sustentabilidade de maneira holística, e a categoria Platinum é a mais elevada.

O projeto da nova fábrica, além de oferecer mais conforto para os colaboradores, também tinha o desafio de ser o mais sustentável possível. “Sempre acreditei no potencial da inovação, em quebrar paradigmas. Ousamos dar esse passo e fazer diferente”, explica Cesário Solonynka, CEO da empresa.

A gerente de sustentabilidade da Vanelise, Suzana Ronsoni, explica que a nova unidade, que ficou pronta no fim de 2022 e entrou em operação completa no início de 2024, tem gerenciamento de água de chuva, com jardins para captação de água a ser usada nos banheiros e no paisagismo.

Além disso, conta com telhados verdes e também terraços vegetados, que contribuem para a redução do calor junto com a pavimentação especial e a cobertura do telhado, que refletem mais luz. Também contribuiu para o conforto térmico a ventilação natural na área de produção, com grandes janelas por onde também entra luz natural, reduzindo o consumo de energia.

Para o consultor Guido Petinelli, CEO da Petinelli, consultoria de engenharia para construções sustentáveis e que colaborou com a Vanelise na busca pela certificação, um projeto só é sustentável quando é bom para as pessoas e para o bolso do empreendedor. “Fazer mais, com menos e melhor é possível quando falamos de construções sustentáveis. E o Brasil é protagonista, referência global em construções verdes. Quando um projeto busca eficiência, conforto e sustentabilidade ambiental, tendo a produtividade como meta, a certificação acaba sendo uma consequência”, explica.

O case da Vanelise foi apresentado no evento Sustentabilidade: como indústrias eficientes ajudam a fazer cidades mais inteligentes, realizado nesta quinta (26) e promovido conjuntamente pelas Câmaras de Desenvolvimento da Indústria Florestal, da Indústria da Construção (CDIC) e pela Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias de SC. Na ocasião a empresa recebeu uma placa simbolizando a Certificação LEED Platinum .

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.