Câmara ambiental da FIESC debate Reservas Particulares, logística reversa e mobilidade sustentável

Evento on-line foi realizado nesta sexta

Florianópolis, 08.10.2021 - A regulamentação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em Santa Catarina, mobilidade e logística reversa foram temas debatidos na reunião on-line da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O deputado estadual Bruno Souza apresentou o anteprojeto para regulamentar as RPPN nas esferas estadual e municipal em Santa Catarina.

O parlamentar defendeu a iniciativa para permitir que proprietários das reservas explorem economicamente as áreas, cumprindo as regras de preservação ambiental. O presidente da Câmara de Meio Ambiente da FIESC, José Lourival Magri, afirmou que a iniciativa terá apoio da Federação das Indústrias. Souza deve protocolar sua proposta nas próximas semanas.

Mobilidade sustentável

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, apresentou o Aplicativo de Mobilidade Sustentável (Movitajaí), iniciativa que está sendo implantada em seu município. A proposta é remunerar com moeda digital ou programa de benefícios as pessoas que deixam o carro em casa e optam por se deslocar a pé, de bicicleta ou transporte coletivo.

Logística reversa

Larissa Medeiros, consultora da empresa certificadora Eu Reciclo, informou que no dia 30 de outubro apresentará ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina um relatório contendo as informações das empresas que já se regularizaram no estado por meio de compensação ambiental para logística reversa. O prazo para participação no relatório encerra no dia 15.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR