Florianópolis, 04.11.2025 – O Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC) criou uma unidade em Chapecó, no Oeste, para ampliar a área de cobertura e beneficiar mais famílias.
Desde 2021, quando foi implantado, já distribuiu mais de 200 toneladas de alimentos no estado.
Em Chapecó, o banco conta com o apoio de empresários, instituições, clubes de serviço e voluntários.
OUTRAS CIDADES
O BASC também anunciou tratativas para a abertura de unidades em Tubarão e Lages, cidades estratégicas na distribuição de donativos.
“Seguimos com nossa agenda de ampliar ações e atitudes concretas, que unem o desenvolvimento econômico ao social, construindo um futuro mais justo e equilibrado para todos”, diz Sandro Volpato, presidente da instituição.
SOBRE
O BASC é uma organização civil que atua para erradicar a fome e a insegurança alimentar em Santa Catarina.
Os alimentos são arrecadados por meio de doações diretas, contribuições via Pix e campanhas em supermercados.
A sede estadual fica no Centro Logístico do SESI/SC, em São José, onde também funciona o depósito de alimentos.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) é parceira da iniciativa. Além de ser uma das fundadoras e mantenedoras do BASC, atualmente preside a instituição.
A iniciativa reúne parceiros como Rotary Club, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Federação dos Engenheiros Agrônomos, OAB/SC, Fundação Hermon, Unisul, NSC Comunicações e Grupo ND.
🌐 Saiba mais sobre o BASC no site especial
NÚMEROS
Santa Catarina tem 859 mil pessoas em situação de pobreza (vivem com menos de R$ 22 por dia) e 105 mil em extrema pobreza (menos de R$ 7 por dia), segundo dados do IBGE de dezembro de 2024.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional
