Artigo: Inclusão é responsabilidade de todos

Confira artigo do Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, publicado no jornal Notícias do Dia, no fim de semana (30 e 31 de março)

Num mundo em acelerada transformação, a diversidade pode ser o diferencial na solução de temas críticos que as empresas e a sociedade enfrentam. Nesse contexto, incluir as pessoas com deficiência torna-se essencial. Além de uma questão ética e humana, é também, uma oportunidade para acelerar a competitividade das organizações, a partir de uma abordagem mais ampla dos desafios que enfrentam.

O acesso ao mercado de trabalho é uma agenda central, pois gera dignidade. Além de criar as condições para que as pessoas com deficiência possam trabalhar, é necessário garantir que possam desenvolver suas competências e seu potencial. Este é um compromisso que deve ser partilhado por toda a sociedade. As empresas têm de cumprir a legislação e estar efetivamente comprometidas com o tema. Mas, por outro lado, precisam ter acesso aos recursos financeiros indispensáveis para as adaptações necessárias. Além disso, hoje há um desequilíbrio nos deveres atribuídos ao setor privado em relação às obrigações do setor público. Por fim, criadas as condições adequadas para a inclusão, cabe também à pessoa com deficiência se habilitar a participar do mercado de trabalho.

Nesse contexto, por meio de seu Comitê de Inclusão, no próximo dia 18 de abril, a FIESC promove o IncluTech. Iniciativa única no País, o evento vai usar a tecnologia como elemento-chave para discutir o tema. Presencialmente, teremos palestras, debates e casos de indústrias catarinenses que conduzem projetos de inclusão bem-sucedidos. A parte tecnológica fica por conta da experiência imersiva no Metaverso, ambiente virtual onde vamos simular os obstáculos enfrentados por pessoas surdas, cegas e autistas.

O IncluTech se soma a outras atitudes objetivas da Federação que já se consolidam, como o Portal da Inclusão - que conecta pessoas com deficiência a empresas e entidades que podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lá, pessoas com deficiência podem se apresentar em busca de oportunidades e empregadores podem anunciar as vagas de trabalho disponíveis.

Por meio do IncluTech queremos convidar toda a sociedade a abraçar a tarefa de incluir de maneira plena. Todos nós temos o dever de agir na construção de uma nova realidade, com menos desigualdade e mais fraternidade.

Mario Cezar de Aguiar
Presidente da FIESC