ArcelorMittal Vega começa a vender aço com emissão reduzida de carbono

Produção do aço tem uma emissão de carbono 75% menor que o convencional

Florianópolis, 29.01.2024 - Em um importante passo rumo à neutralização de carbono, a ArcelorMittal realizou a primeira venda de aço com emissão reduzida de CO2 no segmento de Planos. O produto leva a certificação XCarb© de aço verde, o programa da empresa que engloba a produção com baixas emissões de carbono.

Foram duas negociações, que envolveram as unidades Vega, de São Francisco do Sul, e Tubarão, do Espírito Santo. O aço produzido pela unidade catarinense foi negociado com a empresa de construção e projetos residenciais Espaço Smart, do Paraná. Este aço tem uma emissão de carbono 75% menor que o convencional.

Já o produto da unidade capixaba foi adquirido pela empresa de armazenagem Águia Sistemas, também do Paraná, e possui uma intensidade de emissões de carbono 78% menor que o aço produzido por meio convencional.

“Temos uma meta global no grupo ArcelorMittal de alcançar a neutralidade de carbono em nossos processos até 2050”, afirma o vice-presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Eduardo Zanotti.

Sobre o XCarb

O XCarb© é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. Uma das iniciativas do programa é o certificado de aço verde.

Estes certificados são emitidos pela ArcelorMittal com base na economia de CO2, garantida pela DNV, um órgão independente que atesta a confiabilidade do processo.
Ao comprar um produto com este certificado, a economia de carbono alcançada pela ArcelorMittal no processo também é transferida à empresa compradora. O certificado foi entregue às empresas compradoras em cerimônias realizadas na última semana (23) na cidade de Ponta Grossa (PR).

Com informações da ArcelorMittal.