Florianópolis, 07.11.2024 – Em um estado com histórico de enchentes e desastres climáticos, contar com pessoas treinadas para identificar riscos pode ajudar a salvar vidas.
É com base nesta lógica que estudantes de sexto e sétimo anos das Escolas SESI em Santa Catarina participam do Programa Defesa Civil na Escola.
A iniciativa envolve alunos e professores em atividades sobre gestão de risco, gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global. O objetivo é promover a autoproteção e reduzir o impacto de desastres.
Entre outros conteúdos, os estudantes aprendem sobre planos de contingência, sistemas de alerta e de monitoramento e o papel das agências de resposta, como a Defesa Civil.
São 11 lições em seis módulos. A escola define as áreas do conhecimento em que o material será trabalhado.
>>> Saiba mais sobre a Escola SESI no site especial
MÓDULO
Nas Escolas SESI, as turmas participantes estão no último módulo do programa, preparando-se para o relatório. Depois, deverão se concentrar na formação dos Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil.
Trata-se de uma espécie de comitê, presidido pelos próprios estudantes, que pode ser consultado em caso de inundações, deslizamentos e vendavais.
O programa é aberto a todas as escolas do estado. Foi criado em parceria entre Defesa Civil, Secretaria de Estado da Educação e Instituto Federal Catarinense.
No início deste mês, o tema foi notícia no site do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com foto de alunos da Escola SESI em Jaraguá do Sul.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas