Alianças comerciais e inovação são chave para internacionalizar negócios

Tema foi tratado no primeiro dia do Fórum Radar Reinvenção, promovido pela Academia FIESC de Negócios nesta terça e quarta (22 e 23) em Florianópolis; evento tratou ainda da reinvenção da indústria no mundo e da transição energética no setor

📷 Confira a cobertura fotográfica completa do evento no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 22.11.2022 - Contar com parcerias internacionais para entregar soluções completas e para criar novos produtos e modelos de gestão podem otimizar a internacionalização da indústria. Experiências catarinenses relatadas nesta terça-feira (22), no primeiro dia do Fórum Radar Reinvenção,  evidenciam que alianças comerciais e investimentos em inovação são essenciais neste processo. O evento, promovido pela Academia FIESC de Negócios, abordou ainda a reinvenção da indústria no mundo e a transição energética no setor.

🔹 Inscreva-se para acompanhar o segundo dia do evento.

André Fabris, presidente da Mendes Máquinas, contou que o tema internacionalização ganhou força nos últimos cinco anos na empresa por meio das parcerias estabelecidas com empresas internacionais que são referência nos ramos em que atuam. “A Mendes tem parcerias com empresas alemãs, suíças, canadenses, italianas e norte-americanas para soluções em segmentos como softwares de otimização, estufas de secagem, picadores, descascadores, entre outros”, detalhou André. A busca por alianças tinha como objetivo promover um avanço tecnológico com mais rapidez e entregar soluções completas. As parcerias internacionais representaram um incremento de 30% no resultado operacional da Mendes Máquinas em 2021 e foram essenciais para a conclusão de projetos de grande porte da companhia.

Em Rio do Sul, André Odebrecht, presidente  da Cassava S/A, criou o Cassava Lab, um centro de aplicação, pesquisa e estudo de ingredientes voltados à alimentação saudável. A iniciativa foi inspirada em um laboratório de alimentos israelense. “Cada vez mais, estando no mercado internacional, somos desafiados. Já tem outros tipos de ingredientes e produtos disputando os mesmos mercados”, afirma. Neste processo de internacionalização, a Cassava reinventou produtos para se manter competitiva. “A competição com outras indústrias que usam o amido como matéria-prima é muito complexa e não se dá por meio de escala, mas sim por meio da inovação”, explica Odebrecht.

O diretor-presidente da Temasa, Leonir Tesser, contou a história da indústria moveleira de Caçador que exporta 100% da produção, emprega 700 colaboradores e tem no portfólio clientes como a Ikea, marca global de móveis e decoração. Em parceria com arquitetos da companhia sueca, a Temasa desenvolveu caixas organizadoras de madeira. “No primeiro ano, eu tinha que ter uma fábrica capaz de produzir 250 mil caixas. Atualmente, a fábrica produz 1,2 milhão de peças, mas a demanda global da Ikea é de 8 milhões de caixas, ou seja, ainda há um mercado exponencial que podemos atender”, relatou.

Leia também: ‘Descarbonização é a principal transformação econômica desde a revolução industrial’

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, mediou o painel e frisou que a internacionalização é um dos eixos centrais da reinvenção da indústria. "Internacionalizar não é pensar apenas na importação e exportação, vai muito além do comércio. É uma circulação de ideias globais, é atitude, filosofia, perpassa discussões de modelos de negócios e de cooperação, diz respeito à necessidade cada vez mais presente de se construir alianças e, acima de tudo, de reconhecer a importância das pessoas neste processo”.

O Fórum Radar Reinvenção segue nesta quarta-feira (23) a partir das 9 horas tratando dos temas formação de talentos para o futuro, logística e cadeias globais e descarbonização na prática. O evento se encerra com painel que aborda a reindustrialização no Brasil e em Santa Catarina.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC