Alcaplas recebe prêmio Inovação e Sustentabilidade 2023

Reconhecimento, segundo a companhia, decorre dos esforços empregados para estruturar e manter diversos programas socioeducativos e ambientais

Florianópolis, 13.11.2023 -  A Alcaplas, de Xanxerê, ficou em 1º lugar na categoria Gestão Sustentável na categoria Indústria de Reciclagem no Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade 2023. A premiação foi realizada em Caxias do Sul (RS) na última semana (09).

O reconhecimento, segundo a companhia, decorre dos esforços empregados para estruturar e manter diversos programas socioeducativos e ambientais.

Fundada há 23 anos, a Alcaplas é uma indústria voltada ao reaproveitamento e transformação de materiais plásticos, transformando sucatas plásticas em resinas, que são convertidas em novos produtos 100% reutilizáveis.

A empresa recolhe resíduos plásticos de grandes companhias e certifica a destinação correta e a reciclagem do material. Para cumprir essa tarefa, dispõe de uma estrutura de logística com caminhões próprios para fazer coletas e  entregas. Desta matéria-prima, fabrica produtos como sacos para lixo e embalagens, lonas e bobinas, comercializados com indústrias e empresas agrícolas.

Desde 2021, a FIESC apoia o programa Tampinha do Bem, da Alcaplas, e amplia o acesso da comunidade a iniciativas que dão destino às tampinhas plásticas, com as unidades regionais do SESI e do SENAI sediando com pontos de coleta. Os recursos obtidos com a coleta das tampinhas subsidiam a aquisição de kits didáticos e esportivos, que são entregues às casas de acolhimento que participam do programa Novos Caminhos.

Dados de 2020 indicam a reciclagem mensal de 950 toneladas e o emprego de 200 funcionários, entre diretos e indiretos.

Com informações da Alcaplas.