Ainda em 2022, SC precisa de R$ 290 milhões em recursos suplementares para obras rodoviárias

Informação foi apresentada pelo superintendente regional substituto do DNIT-SC, Alysson Andrade, em reunião na FIESC, nesta quarta-feira, dia 21. Sem essa suplementação de recursos, fica comprometido o andamento de obras na BR-163, no lote 1 da BR-280 e no lote 1 da BR-470, além da manutenção e conservação das estradas.

Florianópolis, 21.9.2022 – Santa Catarina precisa de R$ 290 milhões adicionais ainda em 2022 para continuar a execução de obras e para investir na manutenção das rodovias federais que cortam o estado. Sem esse recurso suplementar, fica comprometido o andamento de obras na BR-163 (R$ 30 milhões), no lote 1 da BR-280 (R$ 70 milhões) e no lote 1 da BR-470 (R$ 50 milhões), além do programa de conservação e manutenção (R$ 140 milhões). As informações foram apresentadas pelo superintendente regional substituto do DNIT-SC, Alysson Andrade, durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias (FIESC), nesta quarta-feira, dia 21, em Florianópolis.

“É importante virar o ano com fôlego. O DNIT empenhou em abril os primeiros recursos alocados no Orçamento Geral da União de 2022. Então trabalhamos com restos a pagar por mais de um trimestre e, claro, com recursos do governo do estado nessas obras”, explicou. Ele disse que, dos R$ 150 milhões adicionais, R$ 30 milhões seriam alocados na BR-163. Esse é o valor mínimo que a obra precisa até o final do ano. Contudo, o ideal seria R$ 100 milhões. “O ano que vem será um ano com dificuldades naturais em razão das eleições e de formatação de orçamento”, disse, ressaltando que esse recurso garantiria o andamento das obras até abril, quando o orçamento estará aprovado.

O secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano, afirmou que será necessário um grande esforço da bancada federal catarinense para que estes recursos complementares, de R$ 290 milhões, sejam disponibilizados. “Eles são essenciais para evitar a paralisação das obras de duplicação das BRs 470 e 280, adequação de capacidade da BR-163, além de recursos para restauração, manutenção e conservação para rodovias federais que estão em estado crítico”, afirmou.

Em sua apresentação, Martorano também salientou que Santa Catarina é o segundo maior estado em quantidade de acidentes, segundo pesquisa da CNT feita em conjunto com a PRF. Ele destacou a necessidade de tomar medidas para reverter este quadro. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Jeferson John de Souza Lima, disse que só em 2022 (janeiro a agosto) foram registrados 5.031 acidentes nas rodovias federais que cortam o estado. Desse total, 50,6% ocorreram na BR-101; 15,6% na BR-470; 15,3% na BR-282; 9,2% na BR-280; 5% na BR-116. Os demais foram registrados nas BRs 163, 153, 480, 158 e 285. Em sua apresentação, o comandante da Polícia Militar Rodoviária do Estado de SC, Maike Adriano Valgas, destacou que, de janeiro a agosto de 2022, foram registrados 4.497 acidentes nas rodovias estaduais. No mesmo período do ano passado, foram registrados 4.517 acidentes.