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Aeroportos de Lages, São Joaquim e Rio do Sul têm convênios renovados

Estruturas seguirão com administração municipal por mais cinco anos

Florianópolis, 12.08.2024 - O governo do Estado anunciou a renovação, por mais cinco anos, dos convênios de subdelegação de três aeroportos. Assim, as estruturas de Lages, São Joaquim e Rio do Sul/Lontras seguirão administradas pelos próprios municípios. 

‘’Ao manter a gestão com os municípios, permitimos que o cuidado mais próximo esteja alinhado com as demandas locais e o Estado não fica impedido de apoiar com investimentos, quando eles forem necessários”, afirma o secretário de Estado de Portos Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.

O Aeroporto de São Joaquim foi reaberto no mês de julho depois de 32 anos de inatividade. A pista tem 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura, com operação visual/diurna, e está autorizada a receber voos diurnos da aviação geral (executivos, saúde e segurança).

O Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, de Lages, tem uma pista de 1.532 metros de comprimento e 30 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral.

O Aeroporto Helmuth Baumgarten, em Rio do Sul/Lontras, tem pista de 1.077 mil metros de comprimento por 23 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral.

Plano Aeroviário em atualização

Os aeroportos que tiveram o convênio renovado integram o Plano Aeroviário de Santa Catarina, que se encontra em processo de atualização. O trabalho vem sendo realizado desde 2023 pelo LabTrans da UFSC, órgão contratado para a elaboração do plano. Os interessados em conhecer o estudo e sugerir contribuições têm até o fim de agosto para participar

Esta é a última etapa para a conclusão do trabalho, que recebeu em julho um documento com contribuições da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Em ofício enviado à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a entidade sugeriu que o estudo traga uma análise criteriosa da vocação de cada aeroporto e de seu potencial para linhas regulares ou aviação em geral, além de prever a capacidade de expansão dos equipamentos e sua integração com outros modais.

Com informações do governo do Estado.

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