Aeroporto de Florianópolis inaugura ampliação do terminal de cargas

Capacidade de armazenamento para cargas secas triplica e espaço para mercadorias que necessitam de temperatura controlada aumenta em 400%; investimento da Zurich foi de R$ 10,5 milhões

Florianópolis, 24.09.2024 - A Zurich Airport Brasil inaugurou nesta terça-feira, 24, a ampliação de seu terminal de cargas no aeroporto de Florianópolis, que triplica a capacidade total de armazenamento do terminal. A concessionária aportou R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos, totalizando R$ 10,5 milhões em investimentos.

A ampliação contempla um complexo com 1.850 m³ com temperatura controlada para atender a demanda de insumos farmacêuticos, ampliando a capacidade de receber esse tipo de carga em 400%. A expansão conta também com novos armazéns para carga seca que totalizam 1.000 m².

Terminal de cargas

“O novo terminal é um projeto que atende ao crescimento acelerado do mercado logístico no Sul do país. Entregamos hoje mais uma obra de infraestrutura que contribui para o desenvolvimento de negócios em Santa Catarina e reforça a posição do Floripa Airport Cargo como líder na movimentação de cargas internacionais no estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.

Para o presidente da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Egídio Antônio Martorano, a ampliação do terminal de cargas permite que as indústrias catarinenses que importam insumos tenham acesso à matéria-prima com mais celeridade. “Estamos trazendo para Santa Catarina cargas aéreas que chegavam em outros aeroportos e depois eram transportadas por rodovias até seu destino final no estado. Com isso, estamos gerando mais receitas para o estado e gerando empregos aqui”, avalia.

O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Florianópolis se consolidou como o maior de Santa Catarina e nos primeiros seis meses de 2024 superou em 72% o recorde conquistado em 2023 na tonelagem de cargas movimentadas. Atualmente são três rotas cargueiras operando regularmente entre Miami e Florianópolis – operadas pela LATAM Cargo e pela Avianca Cargo - e duas rotas semanais para Europa, ligando a capital de Santa Catarina a Amsterdã, na Holanda, e Bruxelas, na Bélgica, com a LATAM Cargo. Desde o início de setembro, a TAP opera uma nova rota, ligando Floripa a Lisboa. A expectativa é que o voo movimente 300 toneladas de mercadorias por mês em suas três frequências semanais.

Com informações da assessoria de imprensa do Floripa Airport

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.