Acadêmicos do UniSENAI têm imersão em novas tecnologias

Curso tem maior parte da carga horária on-line e conta com 90 inscritos, oriundos de 63 empresas de todo o país

Florianópolis, 26.07.2024 - Um mergulho em tecnologias como digitalização de processos, disponibilidade e monitoramento de informações em tempo real, virtualização de máquinas e equipamentos e coleta de dados para aplicação de IA. Essas foram algumas das experiências em que os participantes do MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis desenvolvido pelo UniSENAI no campus de Jaraguá do Sul, foram imersos nos dias 24, 26 e 27 de julho.

Realizado em parceria com o Instituto SENAI de Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, o MBI é resultado de um acordo firmado entre o SENAI Nacional e o SENAI Santa Catarina, dentro do Programa Prioritário de Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo (Mover), antigo Rota 2030.

“Este curso congrega as duas frentes de ação do SENAI, que são a educação e o fomento à inovação e avanço tecnológico da indústria”, afirma o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira. “Desta forma, o MBI coloca os estudantes muito mais próximos da atividade de pesquisa”, acrescenta.

A imersão é uma das atividades previstas no programa para dar oportunidade aos alunos de explorarem as mais recentes tecnologias e tendências relacionadas aos temas centrais do curso. Além do aprofundamento de conhecimentos e da troca de ideias, a atividade possibilita aos participantes discutirem oportunidades de carreira.

A Pró-reitora de Pós-graduação do UniSenai, Barbara Perez, destaca a importância da atividade para a formação dos alunos. “Na imersão, eles realizam atividades com interação prática (hands on) e participação em oficinas que desenvolvem competências aplicadas na resolução de desafios significativos ao aprendizado trilhado até o momento”, afirma. “Também é a oportunidade ao desenvolvimento do pensamento crítico, da inovação e de habilidades técnicas específicas, o que contribui para a formação de profissionais mais completos e preparados para enfrentar desafios complexos”, explica.

No dia 24, a etapa do MBI trouxe ainda uma oficina na Bancada 4.0 Smart, ministrada pelo professor e engenheiro Edenilson Bueno da Rocha. A oficina possibilitou aos estudantes uma visão geral das novas tecnologias aplicadas às mais diferentes indústrias e processos, podendo trazer ideias e soluções para as mais diversas aplicações. Na sexta e sábado, os estudantes participaram da imersão, uma das três atividades presenciais, não obrigatórias, do programa – outras duas ocorrem em Curitiba e Florianópolis.

Iniciada em março, a turma do MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis é composta por 90 estudantes matriculados, atendendo 18 empresas aportantes e 45 empresas participantes das consultorias de lean e digitalização.

Diretor de e-Mobility da Weg, Valter Luiz Knihs, é curador do curso (foto: divulgação)

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

O SENAI possui, em todo o país, uma rede de 27 institutos de inovação (sendo três deles em SC) e 62 de tecnologia, dos quais sete no estado catarinense. A atuação desses institutos está focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias e testes e ensaios metrológicos acreditados para aprimorar e desenvolver processos e produtos industriais. Clique nos links para saber mais sobre:

Com informações da Texto Livre Comunicação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine.