Sindicatos conhecem nova fase do Movimento A Indústria pela Educação

Encontro ocorre nesta terça-feira (14) em Criciúma e reúne líderes de sindicados filiados à FIESC no Sul do Estado

Florianópolis, 14.4.2015 – Líderes de sindicatos de indústria do Sul do Estado, filiados à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), conhecerão nesta terça-feira (14) detalhes da nova fase do Movimento A Indústria pela Educação. A apresentação ocorre durante a reunião periódica do grupo e tem como objetivo estimular o apoio às ações previstas. O encontro, que ocorre na sede regional da FIESC, na Rua Rui Barbosa, 149, a partir das 18 horas, será conduzido pelo vice-presidente regional da entidade, Diomício Vidal.

O Movimento A Indústria pela Educação, uma iniciativa da FIESC, criado em 2012, entra na sua segunda fase de atuação, mantendo seu foco na educação para o mundo do trabalho e seus desafios de assegurar que todos os trabalhadores da indústria catarinense tenham escolaridade básica completa até 2024 e educação profissional e tecnológica compatível a sua função.

A implantação de Câmaras Regionais é uma das principais ações do Movimento previstas nessa segunda fase. Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e laborais, dos setores de educação da rede pública, dentre outros. O objetivo é articular e mobilizar esses públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios.

Entre as bandeiras defendidas pelo Movimento permanece o incentivo à participação ativa da indústria na melhoria do nível de escolaridade e qualificação dos seus trabalhadores e o fortalecimento das profissões industriais. O fomento à articulação e influência social, visando à melhoria da qualidade da educação oferecida, à promoção da educação em tempo integral e o desenvolvimento profissional de docentes e gestores continuam integrando as bandeiras.

O Movimento pretende estimular o jovem a ser protagonista no processo de melhoria da educação. Para tanto, os que se destacam nas comunidades escolares serão convidados a integrar o Projeto Conexão Jovem. O objetivo é estimulá-los para uma atuação mais colaborativa com a escola e o mundo do trabalho, além de despertar o interesse pela aprendizagem contínua.

Destacam-se, ainda, a realização de 16 workshops, em parceria com a ABRH-SC, para profissionais de recursos humanos de empresas e a constituição do Observatório de Educação, com o apoio de parceiros como o Movimento Todos pela Educação e o Instituto Ayrton Senna.

Impulsionada pelo Movimento A Indústria pela Educação, a FIESC superou a meta de 820 mil matrículas em serviços educacionais, estabelecida para o triênio 2012-2014, chegando ao total de 877 mil. Assim, o SENAI/SC superou o ambicioso objetivo de dobrar o total de matrículas em relação a 2010, quando estava em 89,5 mil. O SESI/SC duplicou o número de matrículas na educação de jovens e adultos, passando de 9,2 mil em 2011, para 19,9 mil em 2014. O IEL/SC ampliou a realização de estágios e capacitações, passando de 7,5 mil em 2011 para 13,4 mil em 2014.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC