Mais 80 professores de Chapecó são capacitados para estimular criatividade e pensamento crítico

Iniciativa do Instituto Ayrton Senna tem apoio do Movimento SC pela Educação

Florianópolis, 28.03.2017 – Mais 80 professores das redes municipal e estadual e do SENAI de Chapecó estão sendo capacitados nesta semana para o projeto Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico, iniciativa do Instituto Ayrton Senna e que conta com o apoio do Movimento SC pela Educação e das secretarias municipal e estadual de educação. Com o treinamento, os professores devem atuar com foco no estímulo ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nos estudantes.

A nova etapa de capacitação teve início  na manhã desta terça-feira, dia 28, no SENAI, abrangendo todos os docentes envolvidos. Nesta quarta, na Casa do Professor, serão realizadas capacitações aos professores da primeira fase do ensino fundamental. Na quinta, no Colégio Bom Pastor, será a vez dos professores do Ensino Fundamental II. E na sexta-feira, também no Colégio Bom Pastor, será realizada a capacitação dos professores do Ensino Médio. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, fará uma visita ao evento na quinta-feira, no início da tarde.

O projeto está inserido no âmbito de uma parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e prevê o mapeamento e o compartilhamento de boas práticas. Para o período de 2017/2018, o projeto tem o objetivo de consolidar a cultura de avaliação formativa por meio de rubricas que já vem sendo desenvolvidas desde 2016 nas escolas de Chapecó. Em 2017, serão capacitados 116 professores, de 36 escolas de Chapecó. Estes professores atenderão 2,9 mil estudantes.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina