Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Câmara de Smart Cities da FIESC tem primeira reunião

Fórum consultivo da entidade será presidido pelo diretor-executivo do Ágora Tech Park, Jean Vogel. No encontro semipresencial, realizado nesta sexta-feira, dia 30, foram apresentados os pilares de atuação da Câmara

Florianópolis, 30.4.2021 - A Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias (FIESC) realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira, dia 30, durante encontro semipresencial, transmitido a partir da unidade da FIESC no Ágora Tech Park, em Joinville. A Câmara, que será presidida pelo diretor-executivo do Ágora, Jean Vogel, é uma instância consultiva da FIESC, cujo papel é promover o tema cidades inteligentes. 

“É uma grande honra e responsabilidade iniciar este trabalho hoje. Temos um desafio grande, mas um desafio possível. Acredito muito no poder que este fórum tem para transformar. Vamos nos inspirar em Barcelona. O grande objetivo nosso é ter resultados efetivos para posicionar Santa Catarina como um smart state”, declarou Vogel.
 

TELEGRAM: Entre no canal da FIESC e fique por dentro das novidades da economia de SC
? Clique no link ? http://t.me/fiesc

Em sua apresentação, ele destacou os pilares de atuação da Câmara: tecnologias e abordagens; infraestrutura, saúde, segurança e educação. O pilar tecnologia e abordagens envolve áreas como inteligência artificial, conectividade, IOT e ambiente de negócios. Em infraestrutura estão contemplados temas como água, energia, logística, mobilidade elétrica, data center, planejamento urbano e manufatura aditiva. Em saúde serão tratados assuntos como: promoção, prevenção e diagnóstico, telemedicina, legislação e fármacos. Em segurança serão debatidos dados abertos, big data, LGPD e Cyber Security. Na área de educação estão contemplados temas como formação, EaD, atração de talentos e realidade virtual e aumentada. 

O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, disse que o tema smart cities é estratégico do ponto de vista tecnológico e de qualidade de vida. Ele destacou que Barcelona é uma das cidades inteligentes mais conhecidas e inspirou Santa Catarina em diversas iniciativas ligadas à tecnologia e à inovação. “O que faz de fato uma cidade ser smart são as pessoas. É nessa direção que a FIESC está trabalhando em parceria com diversas entidades. E a Câmara vai avançar no sentido de transformar cada vez mais nosso estado numa referência, com desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico. 

A Câmara é uma iniciativa que integra o Programa Travessia da FIESC, criado em 2020 com foco na reinvenção da indústria e da economia catarinense no período pós-pandemia.

Entre os participantes da reunião estiveram o Governo de SC, representado pela Secretaria de Assuntos Internacionais, Ascensus, Udesc, Badesc, Fecam, Weg, Polícia Militar de SC, Motorola, GBC Brasil, UFSC, Cidade Pedra Branca, Escola de Negócios FIA, BRDE, Acafe, Grupo Accor e BMW Group, além de SESI, SENAI e IEL.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.