Projeto vai levar energia limpa ao estado e diminuir a dependência atual das termelétricas que operam com óleo diesel na região

WEG S.A. anuncia a assinatura de contrato com a OXE Energia para o fornecimento de quatro conjuntos completos de turbo-geradores, incluindo os serviços de logística, montagem e comissionamento para as usinas termelétricas a biomassa Bonfim, Pau Rainha, Cantá e Santa Luz, localizadas em Roraima.

O contrato prevê ainda a instalação de quatro turbinas de reação, condensação, com duas tomadas sem controle, instalação tipo back-side, modelo CT em conjunto com quatro geradores síncronos trifásico, de 12,5 MVA, 13,8 kV, 1.800 rpm, 60 Hz, e quadros elétricos de proteção e controle, totalizando um faturamento de aproximadamente R$ 39 milhões. 

Instaladas em dois locais distintos, com aproximadamente 50 km de distância, as usinas terão capacidade individual instalada de 11,5MW e utilizarão cavaco de madeira reflorestada como biomassa, modalidade altamente viável na região. A energia que será gerada neste processo foi vendida pela OXE Energia em um dos leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Este fornecimento não só reitera a forte atuação da companhia em projetos de geração de energia elétrica limpa, como também em empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável das regiões”, explica Paulo Sinoti, diretor da WEG. 

As quatro usinas termelétricas fazem parte do plano de segurança elétrica desenhado para o Estado de Roraima, que desde 2019 deixou de importar energia da Venezuela e passou a depender integralmente das termelétricas locais, que operam com óleo diesel. O consumo diário do combustível varia de 700 a 1.100 milhão de litros no estado.

Segundo a ANEEL a realização desse leilão é um marco histórico para Roraima. O estado contará, a partir de junho de 2021, com um atendimento elétrico confiável, com a geração local e a futura linha que interligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Isso atrairá indústrias para o Estado, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

As entregas dos equipamentos da WEG ocorrerão no primeiro trimestre de 2021, com previsão de operação/comercialização de energia até junho de 2021.


Fonte: assessoria de imprensa da Weg

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina