SENAI, Softplan e ACATE vão impulsionar formação de desenvolvedores

Parceria visa preparar profissionais em nove meses para a criação de softwares e suprir uma das maiores demandas por mão de obra da área de tecnologia da informação

Florianópolis, 19.10.2020 – Para acelerar a formação de desenvolvedores de software, uma demanda urgente do setor de tecnologia da informação, a Faculdade SENAI Florianópolis, em parceria com a Softplan e apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), lança nesta segunda (19) o projeto DEVinHouse que tem o objetivo de preparar profissionais em nove meses. A falta de profissionais qualificados para o setor de tecnologia é uma realidade enfrentada em todo o Brasil. Mesmo em meio a crise econômica, sobram vagas no setor.

De acordo com Iomani Engelmann, presidente da ACATE, associação formada por 1,4 mil empresas de tecnologia, estudos mostram que “se não ampliarmos a formação, teremos um déficit de 100 mil profissionais de perfil tecnológico nos próximo quatro anos. Ou seja, no atual ritmo de formação, teremos muitas vagas de desenvolvedores não preenchidas”, o que reforça a importância de iniciativas para suprir essa demanda.

Os interessados em participar do projeto poderão usufruir de bolsas de estudo que subsidiam 70% do valor do curso. A primeira turma terá 40 vagas e pelo menos dez alunos poderão ser contratados pela Softplan a partir do sexto mês de estudos. O curso se inicia no dia 16 de novembro.

>> Quer participar do processo seletivo? Inscreva-se aqui até o dia 10 de novembro.

“O SENAI é um dos maiores formadores de desenvolvedores no campo da TI do Brasil e a maior escola profissionalizante da América Latina. Começar a carreira no mundo do desenvolvimento de software, um mercado que não para de crescer, é promissor. Além das bolsas de estudo, o projeto oferece a possibilidade de iniciar a carreira em uma das maiores empresas desenvolvedoras de software do Brasil”, destaca o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Moacir Marafon, Diretor Executivo da Softplan e vice-presidente de Talentos da ACATE, destaca que a estratégia é acelerar o processo de formação de mão de obra qualificada para o setor. “O objetivo é formar um desenvolvedor full stack em nove meses. Vamos inclusive oferecer dez vagas aos alunos dessa turma. Ou seja, a partir do sexto mês ele poderá ser um profissional Softplan”, destaca.

Esta será a primeira edição do projeto, que futuramente poderá se tornar um programa da ACATE, desenvolvido sob demanda de acordo com as necessidades de formação de profissionais das empresas apoiadoras.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina